Segurança Por motonline 18/08/2004 16:34 (há 21 anos).

Uma certa Associa‡Æo Nacional de Inventores est  criando verdadeiras armadilhas para motociclistas.

Vocˆ nÆo imagina a quantidade de informativos que recebemos por dia. O n£mero cresce em progressÆo assustadora, mas a qualidade das informa‡äes cai vertiginosamente. Neste ano recebi dois informativos da Associa‡Æo Nacional de Inventores dirigidas aos motociclistas (que eles chamam de motoqueiros).

A primeira delas era uma mochila porta-capacete. A id‚ia partiu de um “inventor” que levava a esposa ao trabalho e depois se via …s voltas com um capacete pendurado no cotovelo. A mente brilhante do inventor criou uma mochila para abrigar o capacete nas costas, livrando os movimentos do bra‡o.

 claro que este inventor nÆo entende absolutamente nada de seguran‡a no trƒnsito, nem de motos em geral. Nem jamais ouviu falar de bauletos ou bagageiro e menos ainda de um el stico muito £til, chamado de aranha e que serve perfeitamente para prender o capacete no banco.

Qual o problema da mochila porta-capacete? Imagine o motociclista sofrendo uma queda ou uma colisÆo. O corpo dele pode ser arremessado ao ar, indo cair de costas. Com o capacete preso …s costas, o equipamento vai fazer a alavanca necess ria para partir a coluna em duas partes. Simples, n‚?

Outra inven‡Æo “genial”, que nos chegou hoje, ‚ o acelerador no p‚ direito acionado pelo calcanhar!!! Podiam aproveitar e passar a embreagem para o p‚ esquerdo e o cƒmbio em uma alavanca na mÆo direita, igualzinho aos carros.

A sandice dessa id‚ia vai mais al‚m. O acelerador vai passar para o p‚ para deixar a mÆo direita livre para pegar objetos!!! Leia a preciosidade do press-release “ comum, motoqueiros enquanto estÆo dirigindo precisarem pegar algum objeto, mesmo com o ve¡culo em movimento. Com isso, surge o perigo de ter que ao mesmo tempo acelerar e controlar o guidÆo da moto”. De onde tiraram tamanha barbaridade! Como assim “‚ comum tirar a mÆo do guidÆo!  PROIBIDO POR LEI!!!  EXPRESSAMENTE PERIGOSO TIRAR UMA MÇO DO GUIDÇO!!! NÇO PODE!!!

A proposta ‚ tÆo amalucada que s¢ pode ser obra de algu‚m que desconhece completamente os princ¡pios do equil¡brio dinƒmico de uma moto. Acelerar faz parte da pilotagem, inclusive para manobras de emergˆncia. Em muitos casos ‚ o acelerador que nos salva de um tombo. Tente acelerar na dosagem certa e no momento crucial usando o calcanhar do p‚ direito.

Outra alega‡Æo dos “inventores” ‚ que o acelerador no p‚ alivia as dores causadas no punho direito depois de longa jornada sobre a moto. Oh, fiquei comovido! Lembro aos inventores que fui um dos primeiros motoboys de SÆo Paulo, em 1976. Naquela ‚poca eu costumava fazer manuten‡Æo b sica na moto o que inclu¡a lubrifica‡Æo dos cabos e troca peri¢dica, quando come‡ava a “estalar”. Se o punho est  doendo pode jogar grafite, ¢leo, WD40, qualquer lubrificante no cabo do acelerador que vocˆ vai ver como melhora!

Por favor, leitor de Motonline, nÆo acredite em inven‡äes.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos