Competições Por motonline 05/11/2015 14:49 (há 9 anos).

Faltando poucos dias para a etapa do etapa brasileira do Night of the Jumps – Campeonato Mundial de MotoCross Freestyle em Caraguatatuba (SP) – 6 e 7 de novembro -, tranquilidade é o estado de Marcelo Simões. Campeão no Best Whip do Freestyle Motocross das Nações, o piloto não sente o peso do melhor resultado do FMX brasileiro. Tranquilidade fundamental para boas apresentações no evento.

Marcelo Simões espera bons resultados na etapa brasileira do Mundial de FMX – foto: Nilo Pavarini

Simões aumentou o volume de treinos visando o Mundial. E vai disputar duas modalidades: Freestyle e Best Whip. Na sexta-feira (6), participará da classificatória entre doze pilotos brasileiros, que garante quatro vagas na fase principal do Freestyle. No sábado (7), competirá no Best Whip. Prova para a qual definiu seu maior objetivo: chegar ao pódio.

Apesar da tranquilidade antes da ação, engana-se quem pensa que a fase preparatória transcorreu sem dificuldades. Ventos, falta de parceiros para treinar e até uma queda perturbaram a preparação de Simões. “Os treinos nunca acontecem conforme previsto. O vento aqui no interior (Tupã-SP) atrapalhou muito. Às vezes, conseguia treinar apenas no final da tarde”, explica Simões.

Outra barreira foi a falta de companheiros para treinar. Fundamental para garantir segurança, acentuar o ritmo e acompanhar o desenvolvimento da preparação. E para completar, um tombo, treinando, há uma semana.Embora tenha enfrentado tais contratempos, Simões se diz “contente com os treinos”, e se mostra empolgado para a competição: “Estou esperando a hora para ‘andar’. Sei que vou me divertir muito, e aproveitar ao máximo a oportunidade”.

E chegada a hora, o plano é “entrar na pista, sentir a vibração, e se adaptar”. Por sinal, adaptação ao ambiente e capacidade para superar adversidades em momentos decisivos são traços marcantes de Simões. Vale lembrar: quando venceu o Best Whip realizado no FMX das Nações em 2014, Simões pilotou com o acelerador quebrado após uma queda. Portanto, historicamente, percalços se transformam em indicadores positivos para Marcelo Simões.

Fred Kyrillos, Gilmar Flores, o “Joaninha” e Robertt Fire também encaram a seletiva para pilotos da casa na sexta-feira. Doze atletas participam desta disputa e apenas quatro garantem vagas para o evento principal, junto aos dez estrangeiros melhores ranqueados, no sábado.

A expectativa de Kurillos é excelente. “Competi duas provas do Night of The Jumps. O campeonato foi minha primeira experiência internacional, com nomes de peso ao meu lado. Eu já enfrentei a maioria deles, tenho treinado muito e acredito que posso levar o Brasil ao top cinco”, afirma.

Programação Mundial de Freestyle Motocross

Data: 6/11 – sexta-feira
– 19h30 – Classificatória Pilotos Brasileiros

Data: 7/11 – sábado
– 19h15 – Classificatória Freestyle
– 20h25 – Lifeproof Best Whip
– 21h00 – Maxxis Highest Air
– 21h25 – Final Freestyle

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos