Publicidade

A Honda trabalha no lançamento de importantes modelos para 2021. Na lista há Forza 350, CBR 1000RR-R Fireblade e CRF 1100L. A nova Africa Twin 1100 irá chegar em quatro versões, sendo há expectativa de que as primeiras desembarcam ainda no primeiro trimestre. Os preços ainda não foram divulgados.

Ao todo a Honda vai oferecer uma gama com quatro opções da CRF 1100L

Africa Twin com DCT

Serão, portanto, quatro opções à venda. A Africa Twin ‘standard’ e Africa Twin Adventure Sports, sendo que cada uma delas será oferecida com câmbio manual e com DCT (de dupla embreagem). Assim, a Honda irá ampliar a gama de modelos automatizados no Brasil, que atualmente conta com X-ADV e Gold Wing.

Teremos a Africa Twin com câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) nas duas versões, ‘standard’ e Adventure Sports

Publicidade

As versões manuais serão montadas em Manaus e chegam primeiro. Já as com DCT estarão à venda mais tarde, provavelmente a partir do fim do primeiro semestre, e serão importadas do Japão com as adaptações ao nosso mercado, desde cores e grafismos até sistema de injeção de combustível.

A Adventure Sports se caracteriza pelo tanque maior, com capacidade de 24,8 litros, além de melhor pacote eletrônico. Ou seja, uma motocicleta pensada para quem deseja se aventurar em longas viagens.

Upgrade na tecnologia. Sai a pequena tela de cristal líquido da 1000L e chega tela TFT de 6,5″ touchscreen

Nova Africa Twin 1100 no Brasil – o que já sabemos 

Apesar do nome ser velho conhecido no mercado, a Africa Twin CRF 1100L conta com seu conjunto totalmente renovado. O motor segue com dois cilindros paralelos, mas passa de 999 cm³ para 1.084 cm³, elevando a potência de 95 cv a 102 cv (a 7.500 rpm) – e o torque de 9,3 kgf.m a 10,7 kgf.m (a 6.250 rpm); Ela também está 5kg mais leve, marcando 226 kg na balança.

Publicidade

Nova Africa Twin 1100 já está no Brasil. Entretanto, até agora apenas foram importadas unidades do Chile. A moto ‘brasileira’ terá versões produzidas em Manaus e outras importadas do Japão

Upgrade na eletrônica

A CRF 1100L apresenta um upgrade tecnológico se comparada com a antecessora, ‘nossa’ Africa Twin 1000L. Desta forma, conta com painel TFT de 6,5 polegadas “touch screen”, suspensões eletronicamente ajustáveis da Showa, ABS para curvas, conectividade com smartphone, quatro modos de pilotagem, pneus sem câmara, controle de tração e antiwheeling. Ainda, há comodidades como assento com altura regulável e parabrisa ajustável.

Modos de pilotagem, suspensão eletronicamente ajustável, iluminação full LED, ABS para curvas, parabrisa ajustável. Africa Twin recebeu um banho tecnológico

Além disso, a ‘big’ mostra sua vocação ‘trail’ em elementos como as suspensões. Derivado da CRF450R, o sistema tem curso longo – com 230 mm na frente e 220 mm atrás. Desta forma, tem 250 mm de distância livre do solo e está pronta para encarar terrenos irregulares.

Publicidade

Preço da nova Africa Twin 1100L

Na Europa o preço sugerido do modelo parte dos 18.050 euros (cerca de mais de R$ 113 mil). Enquanto isso, no Brasil a Honda segue comercializando a CRF 1000L Africa Twin nas versões Adventure Sports e Adventure Sports TE, com preços (sugeridos) que variam de R$ 68.603 a R$ 73.881. A fabricante ainda não informou quanto a nova Africa Twin 1100L custará por aqui.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza