Uma nova big trail focada no custo benefício está chegando às lojas. A SRT 700 X foi apresentada ao mundo no fim de 2022 e agora desembarca nas concessionárias da gigante QJMotor em muitos países do exterior, esepcialmente da Europa. Mesmo com o Brasil de fora desta lista, também merecemos ver essa novidade em detalhes.
SRT 700X, big trail com bom custo benefício
Parceira de marcas como Kawasaki e MV Agusta, a QJMotor faz parte do grande Geely Group e ainda possui outras marcas de peso no catálogo, como a Benelli. Agora, porém, está investindo pesado em produtos com a assintura QJ.
Assim, a SRT 700 X surge como uma big trail voltada ao custo benefício, posicionada entre a SRT 500 e o produto topo de linha da marca SRT 800. Desta forma, a 700 X é uma variação mais aventureira da já conhecida SRT 700 e chegará às lojas europeias já em maio, custando aproximadamente 7.990 euros. Para comparação, as rivais diretas Honda Transalp 750 e Yamaha Tenere 700 partem dos 10.600 e 10.950 euros, respectivamente, e a CB 500X custa 7.600 euros.
Como é a SRT 700X
Baseada na SRT 700 padrão, a versão X se destaca pelas rodas raiadas aros 19 e 17 polegadas. Já os pneus são de uso misto, Metzeler, sem câmara, medindo 110/80 e 150/70. Outra diferença está no escapamento, volumoso e alto, com ponteira e rente ao banco.
O motor de 2 cilindros em linha tem arrefecimento a líquido e 698 cc, com 64,5 mm de diâmetro e 83 mm de curso. Assim, gera 73,5 cv de potência e 6,7 kgf.m de torque máximos. O câmbio é de 6 velocidades. Também deve ganhar uma versão limitada a 47 cv, para atender motociclistas com habilitação A2 na Europa.
A ficha técnica segue com as dimensões. São 2.200 mm de comprimento e 1.505 de entre eixos, enquanto o banco fica a 830 mm do solo. O tanque tem capacidade para 19,5 litros de gasolina e o modelo pesa 240 kg a seco. As suspensões têm garfo invertido na dianteira e monoamortecedor ajustável atrás.
Big trail com painel TFT
Apesar de focada na relação custo e benefício, a nova big trail da QJMotor tem alguns mimos. Há painel TFT de 5 polegadas, além de iluminação full LED. Ainda, há componentes de grife, como os freios Brembo, suspensões Marzocchi e pneus Metzeler. A versão ‘onroad’ da SRT ainda conta com punhos e assento aquecidos, algo que também devemos encontrar na X.
Outro detalhe interessante está nos itens de série. A SRT 700X conta com protetores de mãos com alma em alumínio e de carenagem. Como ação promocional, o modelo que tem garantia de 6 anos ainda sairá das lojas com 3 malas rígidas em alumínio (top case 45l, malas laterais 37l).
Melhor que Transalp e T7?
A nova QJMotor tem uma proposta interessante, afinal oferece uma big trail potente e moderna por um preço acessível. Assim, cobra menos que modelos como Honda Transalp 750 e Yamaha Tenere 700, mas também é mais simples.
Na Honda, por exemplo, há painel TFT com sistema de conectividade por voz, suspensões Showa com 200 e 190 mm de curso, tomada USB e roda dianteira de 21 polegas. Porém, a maior diferença está no motor de 92 cv… e no preço, 25% mais claro, claro.
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Quanto custa a nova big trail SRT 700X
A SRT 700X começa a chegar às lojas europeias ainda em maio, com preço na casa dos 7.990 euros (cerca de R$ 42.900). Para comparação, a SRT 800X sai por 8.990 euros. Assim, a novidade chega a ser quase 30% mais barata que concorrentes como Transalp 750 (10.600 euros) e Yamaha Tenere 700 (10.950). Aliás, é basicamente o preço da uma Honda CB 500X, negociada por 7.600 euros. Infelizmente, o modelo não tem previsão de vir ao Brasil.