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Boas notícias aos amantes de motos esportivas. A Honda oficializou a vinda da nova geração de sua superbike CBR 1000 RR-R SP Fireblade ao Brasil e a fase de pré-venda do modelo já iniciou hoje, dia 13. As primeiras unidades chegam aos concessionários em outubro e o preço sugerido é de R$ 159 mil.

E a nova geração da Fireblade está longe de ser uma superbike qualquer. O modelo foi desenvolvido do zero com a missão de frear os recentes avanços – e títulos – de concorrentes no segmento e apresentado ao mundo em 2020. Por isso, separamos cinco motivos que fazem dela uma máquia especial.

cbr 1000 rr-r fireblade sp 2022

A nova CBR 1000 RR-R Fireblade SP já está à venda no Brasil. Seu preço sugerido é de R$ 159 mil

 

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Nova CBR 1000 RR Fireblade no Brasil

O modelo foi confirmado ao nosso mercado logo após seu lançamento global, ainda no ano passado. Além de um design exclusivo e muita tecnologia em prol de cravar tempos de volta cada vez menores, ela também aposta num motor poderoso, claro. É uma usina de 1000 cm³, que gera 216,2 cv a 14.500 rpm e o torque máximo é de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm. É a Fireblade mais potente da história.

cbr 1000 rr-r fireblade sp potencia

Esta é a geração mais potente do legado Fireblade, em quase 30 anos de história

No Brasil ela terá rivais à altura. Motos como a Ducati Panigale V4S (217 cv, 174kg e R$ 159.990) e BMW S 1000 RR série M (212 cv, 197 kg e R$ 138 mil). Do Japão, ela enfrentará a conterrânea Kawasaki Ninja ZX-10R (213 cv com Ram Air, 207 kg em ordem de marcha e R$ 104.990). Vale lembrar que a Fireblade anterior gerava ‘apenas’ 191 cv e tinha preço sugerido de R$ 74.442.

cbr 1000 rr-r fireblade sp marc marquez

Modelo tem diversos componentes da moto com que Marc Márquez faturou a MotoGP. Seis vezes

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1 – Nova CBR 1000 RR Fireblade tem projeto inédito

A nova superbike da Honda não é uma mera atualização da sua geração anterior. Assim, suas novidades vão muito além do R adicional no nome, agora que o modelo é batizado de CBR 1000RR-R Fireblade SP.

cbr 1000 rr-r fireblade sp curvando

A nova Fireblade é, de fato, nova. Motor, chassi, rodas, carenagens, painel TFT e muito mais elementos foram desenvolvidos especialmente para ela

Seu motor foi concebido do zero pelo time da marca e do HRC, Honda Racing Corporation, com as mesmas medidas de diâmetro e curso da RC 213V, protótipo da marca na MotoGP. Seu chassi tipo Diamond de alumínio é totalmente novo e usa a parte traseira do motor como ponto de ancoragem superior do amortecedor traseiro.

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2 – Inspiração (e muito mais) na MotoGP

A RC 213V é a moto que levou a Honda aos seus seis últimos títulos na MotoGP, todos pelas mãos de Marc Márquez. E ela inspirou diversas áreas no desenvolvimento da nova Fireblade.

honda rc 213v motogp e alex marquez

Segundo a Honda, a RC 213V imprestou muito à nova Fireblade. O desenho das carenagens, as diâmetros internos do motor e muitos recursos eletrônicos estão na lista

As caraterísticas aerodinâmicas da RC moldaram muitas das soluções usadas na carenagem da CBR, incluindo as aletas para o incremento do downforce e a melhoria da estabilidade em frenagem. Outro aperfeiçoamento derivado do modelo de competição é a posição de pilotagem, mais compacta.

 

3 – Eletrônica

Para se sobressair na guerra travada entre as superesportivas, a Honda não pôde economizar em tecnologia. E por isso a nova CBR possui uma série de recursos projetados com a finalidade de tornar sua pilotagem mais controlada e rápida.

Há acelerador eletrônico Throttle by Wire (com três riding modes), anti-whellie de três níveis, launch control de 4 níveis, controle sobre atuação do freio motor, controle de tração – com 9 níveis -, limitador de patinamento dos pneus e câmbio quickshifter. Tudo isto – e muito mais, na verdade – funcionando graças à plataforma de medição inercial (IMU) de seis eixos da Bosch.

Além disso, o painel TFT de 5 polegadas, com maior resolução e mais opções de personalização que na geração anterior. A iluminação é full-LED e o modelo ainda conta com sistema Smart Key, pelo qual ignição e a trava da direção funcionam sem necessidade de chave.

 

4 – Motor de 216 cv e 11,5 kgf.m de torque

Como dito, a usina que quipa a nova CBR 1000 RR-R SP é inédita e possui algumas dimensões idênticas às da RC 213V. Mas diferente do protótipo da MotoGP, aqui há um motor de 4 cilindros em linha (e não 4 em V), DOHC e 1.000 cm³, que produz 216,2 cv de potência e 11,5 kgf.m de potência e torque máximos, a 14.500 rpm e 12.500 rpm.

cbr 1000 rr-r fireblade sp 2022

A nova CBR 1000RR-R Fireblade SP brasileira gera 216,2 cv e 11,5 kgf.m de torque

 

Seu acionamento dos comandos de válvulas no cabeçote é misto, com corrente e engrenagens. Já no centro da parte frontal da carenagem há um duto tipo ram-air que contorna a coluna de direção e ruma diretamente para a caixa do filtro de ar. Os coletores do escape 4-2-1 são ovalizados e a ponteira foi desenvolvida em conjunto com a Akrapovic.

 

5 – Muita potência, baixo peso

Faz um bom tempo que as superesportivas quebraram a barreira do 1 por 1, quando cada cavalo de potência se tornou responsável por mover menos de 1 kg de peso. Na CBR esta realação agora é de 0,92 kg/cv.

cbr 1000 rr-r escapamento

Uma infinidde de componentes contribuíram à dieta da nova superbike da Honda. Entre eles o escapamento Akrapovic

Afinal, a nova Fireblade pesa 201 kg em ordem de marcha, já considerando todos os fluídos e tanque cheio. Muitos fatores contribuem ao baixo peso, desde as bielas forjadas em titânio, os pistões em alumínio, as dimensões e materiais do catalisador e escapamento, ao chassi.

 

Como é a nova CBR 1000 RR-R

Há muito mais o que falar sobre a ficha técnica da nova CBR 1000RR-R SP Fireblade. Suas suspensões são Öhlins  – NPX com bengalas de 43 mm de diâmetro na frente -, totalmente reguláveis eletronicamente via sistema S-EC (Semi-active Electronic Control).

Suspensões são Ohlins e completamente ajustáveis eletronicamente

Quanto aos freios, na frente os discos têm maior diâmetro (330 mm) e trabalham com novas pinças Brembo Stylema de quatro pistões, com ABS que permite regulagem para uso em pista. O pneu traseiro tem nova medida, 200/55-ZR17. O dianteiro é 120/70ZR17.

Quer comprar uma Fireblade 2022? A fase de pré-venda iniciou nesta semana e as primeiras unidades chegam às lojas em outubro

E quem comprar uma unidade na pré-venda também receberá um curso de pilotagem RedRider com o piloto Leandro Mello (Motors Company).

Lembrando, a pré-venda inicia nesta semana e as primeiras unidades chegam às lojas em outubro. O preço sugerido é de R$ 159 mil e a superbike está disponível em duas opções de cores, vermelho e preto perolizado. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza