Publicidade

Lembra da CRF 300 L? A trail é oferecida pela Honda em muitos países e já foi cotada por vários brasileiros como uma possível substituta da XRE 300 para o Brasil, algo que acabou nunca acontecendo – e que nem deve rolar, devido ao alto valor dos componentes empregados na CRF. E agora o modelo está ainda melhor que a ‘nossa’ XRE graças a uma nova versão.

Honda CRF 300 ainda melhor que a XRE

A Honda apresentou a versão CRF 300L Enduro Pro Edition 2023 no exterior. Tomando como base o modelo básico CRF300L, a variação adiciona acessórios para aprimorar a capacidade off-road.

crf 300 enduro pro

CRF 300 Enduro Pro Edition tem acessórios para deixar sua aptidão off road ainda mais forte

Começando pela lista de itens, a moto ganhou o famoso escapamento da marca Yoshimura, assim como avanço do guidão e tampa do tanque. Já outras especificações permanecem as mesmas, como a suspensão com garfo invertido de 43 mm de diâmetro e monoamortecedor Pro-Link na traseira.

Publicidade

A distância do solo também se manteve igual, com 244 mm. Enquanto a altura do assento é de 830 mm. Mas como manda a receita de toda nova Edição, a moto ganhou logotipos e grafismos novos. São meramente decorativos, mas servem para ressaltar que o modelo tem alguns equipamentos novos, claro.

Escapamento Yoshimura é o grande destaque da moto

Parece pouco? No entanto, a motocicleta tem um pacote simples, mas bem mais ousado no quesito off-road para uma 300cc. Algo que deixa os brasileiros com inveja, com apenas a opção da XRE 300 tendo que dividir suas pretensões entre asfalto e terra.

Veja também:

Publicidade
detalhe crf 300 edição especial

Modelo ganhou novos grafismos em alusão a Edição Especial

CRF 300 mais potente que XRE. Mas e o preço?

A novíssima CRF 300 L Enduro Pro segue equipada com o motor monocilíndrico DOHC de 286 cc. Um propulsor com refrigeração líquida e alimentado pelo PGM-Fi da Honda. Acoplado em uma caixa de seis marchas com embreagem deslizante – rende 26,9 cv e 2,8 kgf.m de torque. Levemente mais potente que uma XRE 300, com seus  25,6 cv e 2,80 kgf.m.

No Brasil, a XRE 300 tem preço sugerido perto dos R$ 23 mil, mas acaba beirando os R$ 30 mil nas concessionárias

Hora do preço. Na Tailândia, por exemplo, a nova CRF 300 custa 169.600 baht – cerca de R$ 23 mil em conversão direta. Para comparação, um scooter Honda ADV 160 sai por 100 mil baht, enquanto a versão básica da CRF custa 145.800 baht.

Publicidade

Já no Brasil, a XRE 300 tem preço sugerido de R$ 23.810 na versão de entrada, mas acaba custando aproximadamente R$ 29 mil nas concessionárias (FIPE).  Já p ADV 150 tem preço sugerido de R$ 21.790 (Fipe: R$ 25.987). Infelizmente, não há qualquer previsão da CRF 300 vir ao Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]