Lançamentos Por Fernando Santos 15/08/2022 10:15 (há 2 anos).

A fabricante Benda apresentou no ano passado dois motores V4 – uma versão de 1.198 cc e outra unidade de 496 cc. Pois bem, agora exibiu a primeira moto que será movida pelos propuslores… ao melhor estilo ‘Harley-Davidson chinesa’!  

Nova Harley-Davidson chinesa

A nova ‘Harley-Davidson chinesa’ trata-se da Benda BD500. Uma motocicleta custom/cruiser que é movida pelo referido motor de 496 cc. De acordo com a fabricante, produz 53,6 cv de potência máxima.

Benda vem revelando seus motores desde o ano passado

Outras especificações para o BD500 incluem um peso em ordem de marcha de 241 kg. A distância entre eixos é de 1575 mm – o que a coloca próxima do tamanho de uma Kawasaki Vulcan 650 S. Já a velocidade máxima reivindicada no conjunto é de 189 km/h.

O estilo de design do modelo dispensa comentários… Uma olhada basta por si só. A surpresa fica por conta de um adereço em forma de lâmina – no topo do tanque de combustível. Um toque estranho semelhante às antenas de barbatana de tubarão usadas em alguns carros. A utilidade real ainda não se sabe.

Graças ao pedaço de madeira nivelando o ‘mini pezinho’, barbatana de tubarão quase passe despercebida na Harley-Davidson chinesa

Ao que tudo indica, a moto terá painel com um único mostrador circular. Provavelmente uma tela LCD colorida multifuncional, em vez de uma simples agulha analógica de velocidade. Já o quadro parece ser de liga fundida, remetendo também a uma Indian Scout – tanto em sua construção quanto na postura e estilo.

Veja também:

Benda pode lançar modelo com o motor de maior cilindrada, apostando em visual ainda mais parecido com motos da Indian

A motocicleta mais potente da China!

O motor menor da BD500 é fisicamente idêntico à versão maior, de 1.198 cc. Então é provável que outra moto da marca estreie com um visual muito semelhante, mas proporções maiores. Esta será movida pelo propulsor que promete gerar 151,5 cv de potência a 9.500 rpm!

Se a expectativa se confirmar, será o suficiente para torná-la a motocicleta mais potente da China. A Benda já está presente na Europa, homologando vários modelos. Com isso, é possível que a fabricante tenha pretensões mais ambiciosas com as suas motos custom. Infelizmente, porém, não há qualquer previsão de vir ao Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos