Segurança Por Fernando Santos 16/05/2024 16:19 (há 2 semanas).

Uma nova lei de trânsito pode entrar em vigor em 2024. E ela promete punições mais rígidas aos motoristas que fizerem ultrapassagens perigosas, que impõe em risco à vida de terceiros, incluindo suspensão da CNH por um ano e multa. Conheça o projeto.

Nova lei para ultrapassagens perigosas

O PL 1405/2024, de autoria do deputado Clodoaldo Magalhães (PV/PE), começou recentemente a tramitar pela Comissão de Viação e Transporte. Seu objetivo é colaborar ao artigo 205-A ao Código de Trânsito Brasileiro.

Ultrapassagens perigosas, que colocam em risco a vida de outras pessoas, podem ter multa mais severa em breve: 1 ano de CNH suspensa e R$ 2,9 mil de multa

Ou seja, a nova lei acrescenta novidades no artigo que trata sobre as manobras de ultrapassagens perigosas ou direção irresponsável. A novidade pretende impor penalidades de multa multiplicada por 10 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Atualmente já é proibido pelo CTB: ultrapassar veículos pela direita (artigo 199), ultrapassar, pela direita, veículos de transporte escolar ou coletivo (artigo 200), ultrapassar ciclistas sem manter uma distância segura (artigo 201).

Além dos acima, também é proibido ultrapassar veículos pelo acostamento, interseções e passagens de nível (artigo 202), ultrapassar pela contramão, em determinadas situações proibidas (artigo 203) e ultrapassar veículos em cortejos, desfiles ou formações militares (artigo 205).

Nova lei de trânsito será válida para todas as categorias de veículos, incluindo motos. Porém, ainda não está valendo

Veja também:

PL 1405/2024: punição para quem colocar a vida de outras pessoas em risco

Segundo o PL, considera-se ultrapassagem perigosa ou direção irresponsável qualquer manobra em desacordo com as normas estabelecidas no CTB. Além disso, manobras que coloquem em risco iminente à segurança viária, a vida ou a integridade física de pessoas.

Aos que infringirem, a penalidade para a infração prevista seria a referida multa correspondente a 10 vezes o valor base previsto para infrações gravíssimas – atualmente, R$ 2.934,70. Junto disso, haveria a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Nova lei para ultrapassagens perigosas ainda não está em vigor – e pode ter alterações até lá

Entretanto, em caso de reincidência, no período destes 12 meses, a penalidade de suspensão do direito de dirigir seria aplicada em dobro. Contudo, no caso do condutor não ser identificado, a penalidade prevista seria aplicada ao proprietário do veículo.

Por fim, durante o período de proibição estabelecido, os veículos envolvidos nas infrações não poderiam circular em rodovias ou estradas, exceto nos casos de venda com transferência. Atualmente o texto do PL 1405/2024 encontra-se aguardando a designação do Relator na Comissão de Viação e Transportes (CVT) para então avançar às esferas seguintes. Ou seja, no momento a lei ainda não está em vigor.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos