A Honda trouxe novidades para a sua família CB 500, visíveis na Europa já em 2022. Assim, a marca anunciou mudanças para as CBR 500R, CB 500 F e a CB 500 X. Porém, a marca ainda não revelou quais serão os preços das novidades.
As principais novidades estão na ciclística, com novas suspensões e balanças. O visual também recebeu cuidados, com novas cores e atualização nos grafismos e iluminação de LED. Veja em detalhes o que mudou nas novas CB .
Principais novidades da linha CB 500
A principal novidade em toda a linha CB é a suspensão dianteira invertida de 41mm. Assinada pela Showa, é modelo SFF-BP. A suspensão na cor dourada é a mesma utilizada nas CB 650R e CBR 650R.
A Honda também modificou a suspensão traseira para combinar com a atualização recebida na frente. Dessa forma, os três modelos estão equipados com um novo braço oscilante traseiro, que a Honda afirma ser mais leve que o anterior.
Veja também:
- Messi, Neymar e CR7 não podem ter motos? Veja o porquê
- Já pensou comprar uma moto turbo por R$ 22 mil? Confira
- CB 650 R personalizada: veja as mais iradas da Europa
Rodas da CB
O amortecedor traseiro Showa é combinado com novas rodas mais leves, que tornam o manuseamento mais preciso. Os aros de alumínio, ambos de 17 polegadas, com raios em Y, estão presentes nas 500F e CBR.
A CB 500X, além de compartilhar os dois discos de freios dianteiros de 296 mm e pinças Nissin rebaixadas com suas irmãs, ainda incorpora novas suspensões dianteiras com funções independentes Showa de 41 mm que separam a mola do amortecimento com melhor reação de suspensão e controle. Além disso, o modelo tem a roda dianteira de 19 polegadas.
CBR 500R, quase uma mini-Fireblade
Houve uma pequena atualização de estilo para as três motos, principalmente com opções de cores, mas a CBR é a que teve mais atualizações. Recebeu luzes LED inspiradas na CBR 650R e acabou tendo um ar de ‘mini-Fireblade’, lembrando também a superbike CBR 1000RR-R da Honda.
Contudo, a nova CBR 500R não tem data para chegar no Brasil. Na Europa ela custa cerca de 7.200 euros (ainda na versão 2021), cerca de R$ 44.115 em conversão direta. Por aqui nós tivemos a CBR 500 de primeira geração, entre 2014 e 2018.
Motor das novas CB 500 segue intocado
Os modelos CB 500 F, CBR 500 R e a CB 500 X permanecem com o mesmo motor bicilíndrico de 471 cm³ com refrigeração líquida que produz potência máxima de 47 cv. Ou seja, com o motor que já conhecemos bem.
Os modelos ainda chegam com novas configurações de injeção de combustível, que melhoram a sensação de torque nas CB. Um novo radiador também se junta aos componentes atualizados pela marca para 2022.
O propulsor na Europa possui restrições para a potência máxima destinada a categoria de habilitação A2. Por este motivo a Honda europeia não pode trabalhar para extrair mais potência das motos destinadas para essa categoria.
Nova CB 500 2022: preço e vinda ao Brasil
Por fim, como a Honda ainda não divulgou os novos preços para a linha 2022, vamos apresentar os últimos valores da linha cotados para a versão 2021 e seus valores em conversão direta.
A CB 500X está custando 7 mil euros, o que equivale a R$ 43.106. Enquanto isso, a CB 500F 2021 sai por 6.500 euros, algo na casa dos R$ 40.027. A CBR 500R 2021 equivale a R$ 44.115. Por aqui, a 500F tem preço sugerido de R$ 32.080 e a X de R$ 34.460.
No entanto, mesmo com mudanças na linha 2022 da Honda na Europa, a marca japonesa ainda não anunciou se tem novidades para a linha CB 500 no Brasil ou se existe alguma previsão para chegada da CBR 500R no país. Assim, o que resta é aguardar os próximos passos anúncios da Honda no Brasil.