A nova MT 09 é automática! A novidade, apresentada no exterior, a primeira moto da Yamaha a usar o sistema Y-AMT, um inédito recurso de câmbio automatizado. Confira todos os detalhes do modelo lançado na Europa e que ainda não tem previsão de vir ao Brasil.
Yamaha MT 09 automática
A Yamaha MT 09 agora conta com o novíssimo (Y-AMT), sistema que dispensa a necessidade de usar o pé esquerdo para mudar de marcha. Em resumo, todas as mudanças podem ser realizadas em botões no guidão.
Segundo a marca, a novidade funciona usando dois atuadores eletrônicos. Os dispositivos cuidam da ação de embreagem e das tarefas de troca de engrenagem. Ou seja, a nova MT 09 não tem mais a alavanca de embreagem.
Contudo, a moto ainda tem “modo manual” acionado pelos referidos botões no lado esquerdo. Já nas opções automáticas – “D” e “D+” – a moto entrega desde uma tocada suave até uma experiência mais esportiva.
Segundo a Yamaha, a novidade foi projetada para que o piloto não tenha que mover nem mesmo o polegar fora do guidão. Desta forma, torna-se possível se concentrar mais em aspectos como frenagem, posição de pilotagem e claro, atenção na estrada.
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Modelo 2024, lá fora…
Transmissão automatizada à parte, a Yamaha MT 09 Y-AMT é quase idêntica à moto padrão já conhecida na Europa. Por lá, sem nenhuma alteração na potência máxima, o modelo entrega 119 cv a 10.000 rpm, movida pelo CP3 triplo de 890 cc.
Mecanicamente, a moto manteve ainda as suspensões ajustáveis, freios Brembo e chassi de alumínio fundido. Porém, a Y-AMT vem um pouco mais pesada, com 186 kg, em comparação com os 183 kg da moto padrão!
Contudo, a Yamaha afirma que o sistema não torna a moto mais larga entre as pernas. Por fim, o modelo tem ainda tecnologias como controle de tração, controle de empinada e controle de freio motor – tudo isso monitorado pelo painel TFT.