Publicidade

A nova MT 09 é automática! A novidade, apresentada no exterior, a primeira moto da Yamaha a usar o sistema Y-AMT, um inédito recurso de câmbio automatizado. Confira todos os detalhes do modelo lançado na Europa e que ainda não tem previsão de vir ao Brasil.

Yamaha MT 09 automática 

A Yamaha MT 09 agora conta com o novíssimo (Y-AMT), sistema que dispensa a necessidade de usar o pé esquerdo para mudar de marcha. Em resumo, todas as mudanças podem ser realizadas em botões no guidão.

Yamaha MT 09

Isso mesmo, Yamaha MT 09 não tem mais alavanca de embreagem

Segundo a marca, a novidade funciona usando dois atuadores eletrônicos. Os dispositivos cuidam da ação de embreagem e das tarefas de troca de engrenagem. Ou seja, a nova MT 09 não tem mais a alavanca de embreagem.

Publicidade
Yamaha MT 09

No punho direito piloto pode selecionar dois modos automáticos (AT) ou as mudanças “manuais” realizadas em botões na esquerda (MT)

Contudo, a moto ainda tem “modo manual” acionado pelos referidos botões no lado esquerdo. Já nas opções automáticas – “D” e “D+” – a moto entrega desde uma tocada suave até uma experiência mais esportiva.

Segundo a Yamaha, a novidade foi projetada para que o piloto não tenha que mover nem mesmo o polegar fora do guidão. Desta forma, torna-se possível se concentrar mais em aspectos como frenagem, posição de pilotagem e claro, atenção na estrada.

Publicidade

Veja também:

Modelo 2024, lá fora…

Transmissão automatizada à parte, a Yamaha MT 09 Y-AMT é quase idêntica à moto padrão já conhecida na Europa. Por lá, sem nenhuma alteração na potência máxima, o modelo entrega 119 cv a 10.000 rpm, movida pelo CP3 triplo de 890 cc.

Yamaha MT 09

Como visual novo, ajustes na motorização, tecnologias e agora automática, MT09 já está a uma geração à frente do modelo vendido no Brasil

Mecanicamente, a moto manteve ainda as suspensões ajustáveis, freios Brembo e chassi de alumínio fundido. Porém, a Y-AMT vem um pouco mais pesada, com 186 kg, em comparação com os 183 kg da moto padrão!

Publicidade

Contudo, a Yamaha afirma que o sistema não torna a moto mais larga entre as pernas. Por fim, o modelo tem ainda tecnologias como controle de tração, controle de empinada e controle de freio motor – tudo isso monitorado pelo painel TFT.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]