A Yamaha MT 03 é um sucesso global. Se no Brasil ocupa o posto de naked mais vendida do país (com 10 mil emplacamentos em 2021), mundo afora ela oferece esportividade e diversão a um preço justo. E está prestes a ganhar uma nova concorrente.
Se já divide vendas com modelos como KTM 390 Duke e Kawasaki Z400, em breve uma nova rival buscará sua fatia de mercado. Estamos falando da SRK 400, fabricada pela chinesa QJ Motor. O modelo já tem até data para chegar à Europa: julho de 2022.
MT 03 tem mais uma concorrente na Europa
Se você ainda tem preconceitos quando houve o termo ‘motos chinesas‘ é bom livrar-se deles. Várias marcas do país desenvolvem produtos interessantes e estão investindo muito para convencer o mundo sobre a qualidade de suas motocicletas. Entre elas, a CFMoto, a Zontes (que deve vir ao Brasil em breve) e, claro, a QJMotor – proprietária da Benelli desde 2005.
Por isso, é natural ver algumas semelhanças entre modelos como a Benelli 752S e a QJ SRK 400. Esta nova moto de 400 cc mira diretamente no segmento dominado pela MT 03, onde pilotos jovens buscam design agressivo e um conjunto mecânico que garanta diversão e esportividade. Mas será que ela tem atributos para agradá-los?
Como é a SRK 400
Primeiro, o visual. Ele aposta na agressividade, com linhas bem definidas e compactas, com destaque à traseira curtíssima. Quem também soma pontos é a combinação de cores, que usa tons foscos para ressaltar a ‘cara de mau’ do modelo. O responsável por fechar o conjunto é o belo chassi em treliça, parcialmente exposto.
A iluminação é full-LED, como na maioria das concorrentes, e conta com farol duplo. Apesar de ter um pacote eletrônico extremamente econômico, o lançamento é equipado com tela TFT, colorida e sensível ao toque. Além disso, claro, há freios ABS nas duas rodas.
Veja também:
- Yamaha quer levar motos flex brasileiras à Ásia… ou quase isso
- Made in Japan! Uma Yamaha “RD 500” jamais vista no Brasil
- Como é a nova moto elétrica de competição Yamaha
Mesma potência, mais peso
O motor da SRK segue uma receita similar a da MT 03. Trata-se de uma usina de dois cilindros em linha, DOHC, de 8 válvulas e arrefecimento a líquido. Mesmo sendo um pouco maior, com 400 cm³ contra 321 cm³, tem números finais bem próximos: são 42 cv de potência e 3,8 kgf.m de torque máximos, a 9.000 e 7.500 rpm. Na Yamaha são 42 cv e 3 kgf.m.
Outro ponto em comum está no câmbio, de 6 velocidades. Já uma desvantagem da novidade vem da balança, afinal a QJ pesa quase 20 kg a mais que a MT: são 186 kg contra 168 kg. Ela também é 3 cm mais longa, o que nos faz pensar que será um pouco menos ágil em mudanças bruscas de direção.
Quanto custa a nova concorrente da MT 03
A SRK 400 estará disponível na Europa a partir de julho, onde chega com preço sugerido de 5.800 euros (cerca de R$ 30,4 mil). Assim, custa um pouco menos que concorrentes diretas, como a KTM 390 Duke (6.450 euros, R$ 33,8 mil) e a própria Yamaha MT 03 (6 mil euros, R$ 31,5 mil). A Kawasaki Z400 está entre as mais acessíveis, vendida por 5.990 euros (R$ 31,4 mil).
Ainda não há qualquer previsão de ver as motos da QJ Motor por aqui. Enquanto a marca não expande seus negócios pela América do Sul, aproveitamos as opções que já temos. Aqui, a Yamaha tem preço sugerido de R$ 28.490, a KTM de R$ 29.990 e a Z400 de R$ 32.690.