Uma nova scooter BMW está a caminho do Brasil. Segundo publicações feitas pela própria marca em redes sociais, ‘em breve’ a C 400 X será lançada no país. Mas afinal, o que esperar do modelo?
Por aqui a scooter irá mirar no nicho de média cilindrada, dominado pela Yamaha XMax. Porém, pelo posicionamento premium do produto e seu preço, deve encarar de frente outras rivais, como a Honda Forza 350. Veja qual das duas promete ser a melhor.
C 400 X é a nova scooter BMW
O lançamento da C400X concretiza o retorno da BMW Motorrad às scooter, segmento onde ela é bastante atuante no exterior mas pouco representativa no Brasil. Seus últimos produtos à venda por aqui foram as C 650 Sport e C 650 GT, com suas poucas unidades vendidas entre 2013 e 2015.
Porém, o mercado mudou muito desde então. Atualmente as scooter representam o nicho que mais cresce no mercado de motos do país e a BMW, marca premium e líder na alta cilindrada, não pode ficar de fora.
Como é o lançamento
A C 400X é uma scooter interessante, pois une a plataforma já conhecida da 400 GT (vendida no exterior) ao visual adventure – inspirado nas lendárias big trail GS. Mas não espere uma scooter off road. A própria BMW afirma que ela é ‘uma scooter que desbrava a selva de pedra’, conectada ‘às novas possibilidades de mobilidade urbana’.
Essa scooter para a cidade, estrada e viagens é bem equipada. Tem acelerador eletrônico, ABS nas duas rodas, tomada USB, controle de tração, controle de estabilidade, assento e punhos aquecidos, parabrisa ajustável, iluminação full LED (com assinatura do farol baseada nas GS) e espaço sob o banco iluminado. Como opcional, pode sair da loja com painel TFT de 6,5″ com conectividade bluetooth e smartkey – ao menos na versão europeia, claro.
Mais potente que Honda Forza e Yamaha XMax?
A nova scooter BMW promete o motor mais forte da categoria no Brasil. Isso porque é movida por um monocilíndrico de exatos 350 cm³, com arrefecimento a líquido. Entrega 34 cv de potência e 3,6 kgf.m de torque máximos, a 7.500 rpm e 5.750 rpm. O câmbio é automático CVT, padrão das scooter.
Para comparação, a Honda Forza 350 gera ‘apenas’ 29,2 cv com seu motor de 330 cc. O torque é de 3,24 kgf.m. Já a XMax 250, líder absoluta entre as scooter de 250 – 350 cc, tem números mais tímidos. São 22,8 cv e 2,5 kgf.m.
Nova scooter BMW é melhor que Forza?
Falando em comparativo, é justo traçar um paralelo do futuro lançamento com sua concorrente mais próxima, a Forza 350. Vale lembrar que XMax, Dafra Citycom, Kymco Dowtown e outros modelos têm semelhanças com a BMW, mas ficam de fora do comparativo pois a alemã deve custar significativamente mais que eles.
Primeiro, a nova scooter BMW tem diferenças bem claras com a Honda e a maior está no visual. Enquanto a C 400X tem aspirações aventureiras, a Forza é completamente voltada à cidade, deixando para a ADV 350 (indisponível no Brasil) a missão de ser a ‘scooter adventure’ da marca.
E a BMW também tem suas vantagens. Acelerador eletrônico, conectividade, punhos e assento aquecidos, controle de estabilidade e painel TFT (opcional) são algumas exclusividades do modelo.
Além disso, a scooter alemã é 16% mais potente que a japonesa. Ainda, possui tanque maior (12,8 contra 11,7 litros) e tem assento mais baixo, a 775 mm do solo (ante 780 mm da concorrente), facilitando a vida de quem tem menor estatura. Com entre eixos um pouco mais longo (1.560 mm contra 1.510 mm), promete grande estabilidade.
Forza dá o troco…
Mas a scooter da Honda também é superior em alguns pontos. Se é menos potente, é consideravalmente mais leve. São 176 kg a seco, contra 195 kg da C400X. Além disso, o espaço sob o banco é muito maior: 48 litros (suficiente para 2 capacetes) diante de 31 litros. Por fim, o ajuste do parabrisa é elétrico e seu smartkey é item de série, não opcional.
Veja também:
- Nova BMW 1300 GS chegando: vazam mais fotos pré lançamento
- BMW S 1000 RR 2023: o que mudou para seguir líder absoluta
- Achou que a Roctane seria uma BMW R 18 menor? Veja a versão
Consumo e velocidade máxima da nova scooter C 400 X
Segundo a própria BMW Motorrad, a C400 X atinge 139 km/h de velocidade final. Já o consumo médio é de 28,5 km por litro. Vale lembrar que esta é a velocidade real, devendo ficar na casa dos 150 km/h no painel, e que esses dados foram obtidos com base no modelo à venda na Europa.
Preço: vale a pena comprar a nova scooter BMW?
Definitivamente, a C 400 X será a scooter média melhor equipada do Brasil. Logo, uma ótima opção para quem não abre mão de ter os melhores recursos de conforto e tecnologia à disposição. Mas tudo tem um preço.
Na Europa, ela custa 7.200 euros (cerca de R$ 39 mil em conversão direta), mais cara que a Forza 350 e seus 7.060 euros (R$ 38 mil). Já no Brasil o valor da Honda é indigesto: seu preço sugerido é R$ 48.247, enquanto nas lojas é encontrada por aproximadamente R$ 58.795 (fipe maio/2023).
Isso significa que a nova scooter da BMW vai ter preço na casa dos R$ 60 mil? Não necessariamente. A Honda é encarecida pelos altos tributos de produtos importados, algo que a BMW irá driblar ao montar a C 400 X em Manaus. Isso porque a marca já confirmou: a nova scooter será montada no Brasil.
Entretanto, BMW ainda não afirmou quanto a scooter custará por aqui. Já o lançamento irá acontecer em junho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.