A nova Shineray Iron 250 chega ao mercado brasileiro, com previsão de estar em em todas as lojas no 13 de janeiro de 2025. O seu preço sugerido de R$ 21.990 + taxas de frete. O modelo de segmento custom traz um motor de 250 cilindradas e recursos como ABS de duplo canal e iluminação Full LED como destaque.

Lançamento: Shineray Iron 250

O modelo surge como uma alternativa interessante no segmento de motos custom de média cilindrada. A proposta combina design clássico, especificações técnicas atrativas e um preço acessível, tornando-se uma escolha viável para quem busca mobilidade urbana sem abrir mão de estilo.

Shineray Iron 250: 4 cores disponíveis - Foto: Ricardo Henri
Shineray Iron 250: 4 cores disponíveis – Foto: Ricardo Henri

Equipada com um motor monocilíndrico de 250cc, a Iron 250 entrega potência máxima de 27,67 cv a 9.000 rpm e torque de 2,3 kgf.m a 7.000 rpm. A Shineray apostou em um motor maior, já que a versão equivalente, Lifan, a K19, possui apenas 150cc. O resultado é uma moto com mais força e desempenho, ideal para percursos urbanos e pequenos trechos rodoviários.

Motor Monocilíndrico de 250cc no lugar do original de 150cc
Motor Monocilíndrico de 250cc no lugar do original de 150cc

Além do motor, a nova Shineray Iron 250 conta com câmbio manual de seis marchas e refrigeração líquida, oferecendo uma condução mais eficiente e confortável. A velocidade máxima, segundo a marca, é de 125 km/h reais (aproximadamente 140 km/h no painel). Ainda não existem informações sobre média de consumo de combustível.

Recursos Tecnológicos

No quesito visual, a Shineray Iron 250 mantém a tradição do estilo custom, com linhas robustas e acabamento que privilegia o visual clássico. O painel redondo, que mistura elementos analógicos e digitais, reforça o apelo retrô, enquanto a iluminação Full LED – incluindo farol, lanternas e piscas – garante visibilidade e segurança.

Painel analógico e digital e tampa do tanque na lateral
Painel analógico e digital e tampa do tanque na lateral

Os freios a disco em ambas as rodas, equipados com ABS de duplo canal, são outro ponto positivo. Essa tecnologia aumenta a segurança, principalmente em frenagens de emergência ou em pisos escorregadios.

O tanque de combustível tem capacidade para 14 litros, o que deve oferecer boa autonomia para o uso urbano, embora os dados de consumo ainda não tenham sido revelados. Apesar de simples, o pacote tecnológico atende às necessidades de seu público-alvo, que busca funcionalidade sem abrir mão de um custo-benefício atrativo.

Sobre o Motor 250cc

Uma dúvida que ainda persiste é a origem exata do motor da nova Shineray Iron 250. Há especulações de que ele seja uma adaptação do motor da recém lançada 250F Flash, embora a Shineray não tenha confirmado oficialmente.

De qualquer forma, os números de potência e torque posicionam a Iron 250 à frente de outros modelos da própria marca, como a Denver e a Titanium, que possuem motores bicilíndricos em V, mas que não chegam a entregar 20cv de potência. Essa escolha de motor reforça a proposta de oferecer um desempenho superior em um modelo de médio porte, sem comprometer a acessibilidade e o custo de manutenção.

Shineray Iron 250 - Foto: Ricardo Henri
Shineray Iron 250 – Foto: Ricardo Henri

 

Cores, Preço e Disponibilidade

A nova Shineray Iron 250 estará disponível nas cores preta, vermelha, cinza e branca. O preço sugerido é de R$ 21.990, sem incluir taxas de frete e impostos.

Shineray Iron 250 - Branca - Foto: Ricardo Henri
Shineray Iron 250 – Branca – Foto: Ricardo Henri

Segundo a Shineray, o público-alvo da Iron 250 abrange homens e mulheres entre 25 e 50 anos, classe social B. Com essa estratégia, a marca busca atender tanto motociclistas experientes quanto iniciantes, oferecendo uma moto estilosa e funcional para o dia a dia.

Alternativa no Mercado Custom

A chegada da nova Shineray Iron 250 representa mais uma opção interessante para os amantes de motos custom no Brasil. Com design clássico, motor eficiente e preço acessível, o modelo se destaca como uma solução prática para quem busca mobilidade urbana com estilo.

Shineray Iron 250 - Cinza - Foto: Ricardo Henri
Shineray Iron 250 – Cinza – Foto: Ricardo Henri

A tabela de revisões do modelo, divulgado pela marca é a seguinte:

10.00 km: Trocar óleo + Trocar filtro de óleo
30.00 km: Trocar óleo
60.00 km: Trocar óleo + Trocar filtro de óleo
90.00 km: Trocar óleo
12.000 km: Trocar óleo + Trocar filtro de óleo
Após os 12000 km, a cada 3000 km trocar óleo e a cada 6000 km trocar óleo + trocar filtro de óleo

Shineray Iron 250 – Ficha Técnica

DIMENSÕES
Comprimento total: 2230 mm
Largura total: 910 mm
Altura total: 1090 mm
Altura do assento: 710 mm
Distância entre eixos: 1500 mm
Distância do solo: 160 mm

CAPACIDADES
Peso bruto total: 330,4 kg
Peso liquido: 165 kg
Peso em ordem de marcha: 180,4 kg
Carga Máxima: 150 kg (incluindo condutor)
Óleo do motor recomendado (Volume/Recomendação): SAE 10W40 API SL JASO MA/MA2 (1.200 ml)
Óleo da suspensão dianteira recomendado (Volume/Recomendação): 270 ml / Fork Oil 10W
Tanque de combustível: 14 L
Velocidade máxima: 125 km/h
Capacidade de rampa: 10º

RODAS
Roda dianteira: 110/90 – 16″
Roda traseira: 130/90 – 15″

FREIOS
Freio Dianteiro/Diâmetro – ABS: Disco (Ø=280 mm) com acionamento hidráulico
Freio Traseiro/Diâmetro – ABS: Disco (Ø=240 mm) com acionamento hidráulico
Tipo de freio: ABS Duplo Canal

CHASSI
Chassi: Tipo Berço Duplo

TRANSMISSÃO
Elemento: Corrente
Embreagem: Manual, Multidiscos banhado a óleo

SUSPENSÃO
Dianteira: Garfo telescópico
Curso da suspensão: dianteira 110 mm (suspensão) 110 mm (roda)
Traseira: Convencional (Dois Amortecedores)
Curso da suspensão traseira: 60 mm (suspensão) 96 mm (roda)

MOTOR
Câmbio: 6 Marchas
Diâmetro x Curso: 77 mm x 53,6 mm
Refrigeração: Líquida
Alimentação: Sistema EFI
Tipo do motor: Monocilíndrico, 4T, 4 Válvulas, SOHC
Cilindrada: 249,60 cm³
Taxa de compressão: 11,8:1
Potência Máxima: 27,67 cv/9000 rpm
Torque Máximo: 23 N.m/7000 rpm
Vela de ignição / Folga: CPR8EA-9 / 0,6 mm – 0,8 mm
Folga das Válvulas Admissão = 0,03mm – 0,08mm
Folga das Válvulas: Escape = 0,03mm – 0,08mm
Rotação da marcha lenta: 1.500 +- 500 RPM

SISTEMA ELÉTRICO
Bateria: 12 V/9 Ah
Partida: Elétrica
Ignição: Sistema EFI
Fusível: 15 A
Farol (Alto/Baixo): LED 12V
Luz de posição/DRL: LED – 12V
Luz do neutro: LED – 12V
Lanterna/Luz de freio: LED – 12V
Luz da sinaleira (pisca): LED – 12V
Indicador das luzes da sinaleira (pisca): LED – 12V
Luzes – Painel de instrumentos: LED – 12V
Indicador de Farol Alto LED – 12V
Tomada USB e USB C: 5V
Sensor de cavalete lateral: 12V

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Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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