Publicidade

Nesta semana a Harley Davidson apresentou a nova Sportster S. Mas este não é um lançamento qualquer. Trata-se da primeira custom da marca equipada com o Revolution Max 1.250, motor que também move a big trail Pan America, e que promete entregar uma experiência de pilotagem única e brutal.

Sportster S é uma moto totalmente nova… e bruta, também

Harley Sportster S: 121 cv e quase 13 kgf.m de torque

Aqui, a usina gera 121 cv a 7.500 rpm e 12,9 kgf.m a 6.750 rpm. É potência e torque para ninguém colocar defeito – e, também, para entrar na história como um dos conjuntos mais potentes já desenvolvidos pela companhia.

 

Publicidade

Seus números ficam atrás apenas de alguns projetos menos reverenciados, como o imenso Screamin Eagle 131 (de 2.147 cm³, 122 cv e 18,1 kgfm de torque) e da VRod, com seus 122 cv a 8.000 rpm. Já a Pan America entrega 150 cv a 9.500 rpm e 13 kgf.m a 6.750 rpm, mas vale lembrar que estamos falando de uma moto de outra categoria.

Veja também:

Quanto custa a nova Harley

O modelo surgiu como um conceito em 2018 e agora chega às lojas em sua versão final. Já está disponível em alguns mercados, como nos Estados Unidos. Por lá, tem preço sugerido de 15 mil dólares – perto dos R$ 76.300 em conversão direta – e está longe de ser uma das mais caras da marca. A Pan America sai por 20 mil (R$ 102 mil) e a CVO Limited chega aos 44 mil (quase R$ 224 mil), por exemplo.

Ainda não sabemos quando a nova Sportster S virá ao Brasil, tampouco quanto custará por aqui. Até o momento, a marca informou apenas que o lançamento deve chegar ainda em 2021. Outra motocicleta aguardada no nosso país é a big trail, ainda sem data para chegar. Por enquanto, segue como um dos ‘veículos futuros’ da empresa.

Publicidade

Com preço sugerido de 15 mil dólares, nova Harley custa pouco mais de R$ 76 mil em conversão direta

Mais sobre a Sportster S 2021

A nova Harley-Davidson dará continuidade ao nome Sportster, presente no lineup desde os anos 1950 e que correu risco de extinção. Também possui uma leve relação com a XR750, modelo que compete em pistas de flat track, de quem herdou alguns traços do design. Mas é, de fato, uma moto inteiramente nova.

Olhando assim esta Harley-Davidson parece grande, não? E é mesmo. São 2,2 metros de comprimento e mais de 1,5 de entre eixos

Falando nele, o visual foi pensado para dar a impressão de ser uma moto customizada, segundo a empresa. Assim, aposta em escape alto (e pela direita), traseira curta, banco monoposto, farol Daymaker, para lamas diminutos e muitos detalhes em tons foscos.

Publicidade

O motor, como já dito, é compartilhado com a big trail Pan America. Mas não são idênticos, com diferenças na alimentação e até nos cilindros. O propulsor faz parte do chassi e trabalha junto do câmbio de seis marchas. A transmissão final é por correia, claro. Segundo a Harley, sua nova moto tem top speed de 220 km/h reais – cerca de 240 km/h no painel.

Com torque e potência de sobra, nova Harley tem top speed de 220 km/h segundo a marca

A ciclística é beneficiada pelas suspensões Showa, com garfo invertido na dianteira e sistema a gás na traseira. Suas pré-cargas podem ser gerenciadas eletronicamente, através do punho esquerdo. Os volumosos pneus são da Dunlop, calçando rodas aro 17 polegadas na frente e 16 na traseira. Já os freios são assinados pela Brembo. Ao todo, a moto pesa 220 kg a seco.

Modelo tem um belo pacote eletrônico, incluindo uma tela TFT de quatro polegadas

Por fim, a eletrônica. A Sportster S possui um belo pacote, com direito a três modos de pilotagem, ABS para curvas, controle de tração (que pode ser desligado), anti-wheelie, piloto automático, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, iluminação full LED e tomada USB. Tudo é gerenciado por uma tela TFT de quatro polegadas, posicionada logo na frente do guidão.

De acordo com a Halrey, nova Sportster S virá ao Brasil ainda em 2021

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza