Nesta semana a Harley Davidson apresentou a nova Sportster S. Mas este não é um lançamento qualquer. Trata-se da primeira custom da marca equipada com o Revolution Max 1.250, motor que também move a big trail Pan America, e que promete entregar uma experiência de pilotagem única e brutal.

Harley Sportster S: 121 cv e quase 13 kgf.m de torque
Aqui, a usina gera 121 cv a 7.500 rpm e 12,9 kgf.m a 6.750 rpm. É potência e torque para ninguém colocar defeito – e, também, para entrar na história como um dos conjuntos mais potentes já desenvolvidos pela companhia.
Seus números ficam atrás apenas de alguns projetos menos reverenciados, como o imenso Screamin Eagle 131 (de 2.147 cm³, 122 cv e 18,1 kgfm de torque) e da VRod, com seus 122 cv a 8.000 rpm. Já a Pan America entrega 150 cv a 9.500 rpm e 13 kgf.m a 6.750 rpm, mas vale lembrar que estamos falando de uma moto de outra categoria.
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Quanto custa a nova Harley
O modelo surgiu como um conceito em 2018 e agora chega às lojas em sua versão final. Já está disponível em alguns mercados, como nos Estados Unidos. Por lá, tem preço sugerido de 15 mil dólares – perto dos R$ 76.300 em conversão direta – e está longe de ser uma das mais caras da marca. A Pan America sai por 20 mil (R$ 102 mil) e a CVO Limited chega aos 44 mil (quase R$ 224 mil), por exemplo.
Ainda não sabemos quando a nova Sportster S virá ao Brasil, tampouco quanto custará por aqui. Até o momento, a marca informou apenas que o lançamento deve chegar ainda em 2021. Outra motocicleta aguardada no nosso país é a big trail, ainda sem data para chegar. Por enquanto, segue como um dos ‘veículos futuros’ da empresa.
Mais sobre a Sportster S 2021
A nova Harley-Davidson dará continuidade ao nome Sportster, presente no lineup desde os anos 1950 e que correu risco de extinção. Também possui uma leve relação com a XR750, modelo que compete em pistas de flat track, de quem herdou alguns traços do design. Mas é, de fato, uma moto inteiramente nova.
Falando nele, o visual foi pensado para dar a impressão de ser uma moto customizada, segundo a empresa. Assim, aposta em escape alto (e pela direita), traseira curta, banco monoposto, farol Daymaker, para lamas diminutos e muitos detalhes em tons foscos.
O motor, como já dito, é compartilhado com a big trail Pan America. Mas não são idênticos, com diferenças na alimentação e até nos cilindros. O propulsor faz parte do chassi e trabalha junto do câmbio de seis marchas. A transmissão final é por correia, claro. Segundo a Harley, sua nova moto tem top speed de 220 km/h reais – cerca de 240 km/h no painel.
A ciclística é beneficiada pelas suspensões Showa, com garfo invertido na dianteira e sistema a gás na traseira. Suas pré-cargas podem ser gerenciadas eletronicamente, através do punho esquerdo. Os volumosos pneus são da Dunlop, calçando rodas aro 17 polegadas na frente e 16 na traseira. Já os freios são assinados pela Brembo. Ao todo, a moto pesa 220 kg a seco.
Por fim, a eletrônica. A Sportster S possui um belo pacote, com direito a três modos de pilotagem, ABS para curvas, controle de tração (que pode ser desligado), anti-wheelie, piloto automático, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, iluminação full LED e tomada USB. Tudo é gerenciado por uma tela TFT de quatro polegadas, posicionada logo na frente do guidão.