Publicidade

A Tornado 250 foi um dos maiores sucessos da Honda nas últimas duas décadas. Resistente, com bom desempenho em qualquer piso e apta a todas aventuras, saiu de linha em 2008 para deixar uma saudade de ‘trail média raiz’ que não foi suprida até hoje.

A novidade agora é que o nome Tornado volta ao mercado das duas rodas, mas com uma proposta totalmente diferente. É a Benelli Tornado 252R, uma pequena esportiva da marca italiana que está prestes a chegar a diferentes mercados, incluíndo países da Europa, Ásia e América do Norte.

nova tornado 250 benelli

Esta é a nova Tornado 250, mas ao invés de ser Honda é Benelli; no lugar de japonesa, é italiana; invés de todo terreno é uma esportiva

 

Publicidade

 

Benelli, a nova Tornado 250

A nova Tornado 250 chega para surfar na crescente onda de ‘pequenas’ motos esportivas, como uma varição da 302R. Assim, fará concorrência a modelos da Kawasaki, Yamaha, CFMoto, KTM e várias outras fabricantes. Tudo isso lá fora, afinal no Brasil este nicho segue estagnado, apenas com a Ninja 400 e R3 como opções.

Tornado 250 amarela

Esta nós conhecemos bem. A Honda Tornado foi vendida no início dos anos 2000 e fez um grande sucesso no Brasil. Aliás, segue à venda em países com legislação mais branda, como Argentina

Desta forma, a pequena esportiva é movida por um compacto motor de 2 cilindros em linha e 249 cm³. Arrefecido a líquido e DOHC, ele gera 26 cv de potência e 2,5 kgf.m de torque máximos, dados tímidos para uma categoria onde os números importam tanto.

Publicidade
benelli 252r fazendo curvas

Benelli 252R tem motor de 249 cm³, dois cilindros, que entrega 26 cv e 2,5 kgf.m

E também tem um pacote eletrônico interessante. Na segurança há iluminação em LED, ABS de dois canais e embreagem deslizante – para evitar que a roda traseira trave em reduções bruscas. O painel é LCD e tem conexão com smarphone via bluetooth.

 

Estilo esportivo

O visual é um dos principais apelos da nova Tornado 250. Suas linhas agressivas lembram a 302R e buscam remeter aos tempos dourados da marca, quando desenvolvia grandes esportivas e ainda não tinha sido adquirida pela chinesa Qjian Jiang.

Publicidade
cores da nova benelli 250

Modelo está disponível numa curiosa combinação de cores, com direito a uma versão verde com prata

Assim, destaque à carenagem com diferentes entradas e saídas de ar. O farol é único, centralizado e instalado entre as belas luzes de posição diúrna – tudo em LED. A suspensão dianteira invertida é discreta, coberta de cinza para combinar com o restante do conjunto. Aliás, ela estará disponível numa curiosa combinação de verde e prata.

Veja também:

 

Preço e venda da nova Tornado 250

A Benelli Tornado 252R será uma das atrações da marca no próximo Salão de Milão, o EICMA 2021, que ocorre em novembro. Deve ser apresentada globalmente na ocasião, mas já está disponível em alguns mercados específicos. Entre eles o chinês, claro.

Não há esperanças de vermos a nova Benelli no Brasil tão cedo. No exterior, a nova Tornado 250 custa o equivalente a pouco mais de R$ 20 mil

Por lá, é vendida ao equivalente a R$ 20.600 e encontra diversas concorrentes, como a KTM RC 200. Porém, não representará a marca em todos os mercados onde atua, pois em alguns locais esta função seguirá sendo da 302R. Como não temos representação oficial da Benelli no Brasil não há qualquer previsão de vê-la por aqui, infelizmente.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza