Notícias e Conteúdo
Lançamentos

Nova Tornado 650: esportiva de 4 cilindros

17/06/2022 - por

A marca chinesa de motocicletas QJMotor apresentou a 600RR 2022. Uma esportiva carenada que traz atualizações tanto no estilo quanto na tecnologia. Mais importante, poderia ganhar uma futura versão da Benelli, que baseada no mesmo conjunto seria a nova Tornado 650 dos europeus.

Nova Tornado 650 italiana

O nome Tornado remete nos brasileiros ao antigo modelo trail da Honda, com 250cc. No entanto, essa descrição também é dada a uma motocicleta da marca italiana Benelli, na Europa. A marca atualmente pertence ao grupo chinês da Qianjiang, dona da marca QJ Motor.

Publicidade

Essa fabricante asiática apresentou recentemente a 600RR atualizada. Com isso, não demorou a surgirem rumores de que os chineses poderiam introduzir um modelo da marca Benelli baseado na novidade. Provavelmente a nova Tornado 650, ou melhor 660, quem sebe…

Publicidade

Uma 650cc esportiva

O estilo das motos da Benelli diferem das QJ Motor. Então, obviamente, a nova Tornado seria diferente da 600RR. Mas o que exatamente essa moto chinesa oferece?

Bem, o que se viu na versão 2022 apresentada foi uma carroceria inspirada na Ducati, com a semelhança do rosto da Panigale estampado nos faróis de LED e aletas com downforce nas laterais.

Publicidade

De acordo com a QJMotor, essas asas (winglets) também são eficazes, adicionando de 5 a 6 kg de downforce a 150 km/h. Além disso, prometem aumentar a estabilidade em alta velocidade. Outra novidade foi a capacidade do tanque de combustível,  que aumentou em 1,6 litros – tendo agora 18 litros.

nova tornado 650 é esportiva

Moto teve pacote revelado na China, recentemente

Enquanto isso, a traseira está 50 mm mais alta e o assento do piloto 10 mm mais baixo. No geral, a moto perdeu 2 kg, mas tendo ainda 213 kg de peso não pode ser chamada de uma superesportiva leve. Mas um sistema de escape redesenhado promete dar um afago a isso, aumentando a potência e o torque.

 

Publicidade

Nova tornado tem motor de 4 cilindros

A moto é equipada com um motor de 4 cilindros em linha de 600cc, DOHC, 16 válvulas, refrigerado a líquido. Agora passando dos 81 cv para os 87,2 cv chegando aos 11.500 rpm. Junto do torque máximo de 5,6 kgf.m a 10.500 rpm – tímido aumento dos 5,5 kgf.m. A moto chinesa ainda tem modos de pilotagem, que são exibidos no painel de TFT de 5 polegadas. Além de controle de tração e um quickshifter.

nova tornado tem visual inspirado na ducati

Modelo tem a cara de esportiva da Ducati, até mesmo a cor chamativa em vermelho…

Veja também:

Mas se a Tornado não retornar?

Outros componentes do modelo 600 RR ainda incluem garfo dianteiro invertido KYB, não ajustáveis. Na traseira o monoamortecedor é ajustável. Pinças Brembo não foram vistas no pacote, mas tem um conjunto duplo de quatro pistões, montados radialmente e pinça única de dois pistões na roda traseira. Tudo isso com ABS de canal duplo.

Publicidade

No entanto, existe uma chance de que a Benelli não ganhe todo esse conjunto para sua nova Tornado. Isso porque a QJMotor está agora mais focada em divulgar sua marca na Europa e fez recentemente uma aposta grande no velho continente.

buscar conteúdo

Encontre anúncios, guias, notícias e conteúdos sobre motos.

É expressamente proibida a reprodução de qualquer matéria sem a prévia autorização do Motonline e dos autores (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).
Proibida a reprodução parcial ou integral mesmo que citada a fonte. Todos os direitos reservados. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
© 1999 a 2015. WEBTRENDS NEGOCIOS DE INTERNET LTDA.