Publicidade

Chamada de Sahara ou não, aqui no Brasil seguimos na expectativa de ver uma nova XRE ser anunciada em breve. Enquanto isso, longe daqui a moto vendida pela Honda parece ter inspirado outro modelo… e elétrico!

‘Nova XRE’ elétrica

A marca chinesa Velimotor lançou uma nova moto elétrica, a VMX10S. Logo no primeiro olhar é impossível não notar as semelhanças com as XRE vendidas no Brasil, especialmente com a pequena 190 cc desenvolvida especialmente para o nosso país.

nova xre elétrica

Nova moto elétrica parece ter se inspirado na XRE brasileira. Repare as linhas do farol, tanque, bico, carenagens e rabeta

As semelhanças estéticas são inegáveis. Note o farol em formato de escudo e sua pequena carenagem ao redor. Abaixo, o pontiagudo ‘bico’, que avança cerca de 20 centímetros sobre a roda. Até as entradas de ar da carenagem e formato da parte do tanque superior parecem ter sido desenhadas pela mesma pessoa, assim como as lanternas traseiras e alças do garupa. Mas nem tudo é igual.

Publicidade

 

Motor elétrico

Se a suspensão dianteira invertida e o banco em dois níveis desta ‘nova XRE elétrica’ divergem da 190cc vendida no Brasil, a maior diferença está no motor. O modelo chinês tem motor elétrico, com potência de 12 kW – cerca de 16,1cv.

nova xre 190 2024

Conhecida no Brasil, XRE 190 parece ter ‘emprestado’ seu design para a nova moto elétrica

Com ele, a fabricante promete velocidade máxima de 120 km/h (reais). Esse conjunto tem ainda sistema de regeneração de energia e marcha ré, para ajudar em manobras mais apertadas.

Publicidade

Para alimentar o modelo, a VMX10S conta com uma bateria de 72V – com uma autonomia para até 150 km com um único carregamento. Uma capacidade aceitável para uma moto elétrica atual. O modelo também não foi totalmente comprometido pelo peso de um conjunto elétrico, marcando na balança o total de 128 kg. Curiosamente, apenas 1 kg mais pesada que a XRE 190.

Silhueta, rabeta, painel e até a lanterna bem que poderiam ser da XRE 190, mas são da nova Velimotor

 

Publicidade

Veja também:

Uma ‘moto normal’

Indo além da transmissão elétrica, a ‘nova XRE elétrica’ é uma moto como todas as outras. Tem quadro tubular de aço, suspensão com garfo invertido na dianteira e amortecedor ajustável na traseira.

Modelo tem suspensão invertida, chassi em tubos de aço, rodas raiadas. É uma trail, tal qual a XRE 190 à venda no Brasil

E como toda trail que se preze, a moto tem rodas raiadas, calçando pneus de uso misto nas medidas de 90/90-19 na frente e 4.60-18 na atrás. Além disso, adota freios a disco em ambas as rodas. Outro destaque é que a VMX10S tem iluminação full-LED e painel digital LCD.

 

Quanto custa a tal nova XRE elétrica

A Velimotor VMX10S chegou no mercado do exterior com preço equivalente a 2.780 dólares, cerca de R$ 13,3 mil em conversão direta. Por enquanto, a marca ainda não tem representação oficial no Brasil. Já a XRE 190 tem preço sugerido de R$ 19.570 nas cores básicas, custando aproximadamente R$ 23.846 nas lojas (fipe).

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]