Nesta semana a GasGas, fabricante espanhola que pertence ao mesmo grupo das KTM e Husqvarna, apresentou a interessante ES 700. Trata-se de uma moto trail raiz, uma aventureira média que lembra a saudosa Yamaha XT 660 R. Mas é melhor.
Tão apta para encarar terrenos ruins quanto a japonesa, a GasGas é quase 20 cv mais potente, tem 20% a mais de torque e pesa praticamente 20 kg a menos. A melhor parte: ela virá ao Brasil!
Nova ‘XT 660 R da GasGas’ confirmada ao Brasil
O lançamento foi confirmado pela WM Racing, empresa que representa a GasGas no país desde 2018. A diretoria da companhia também falou quando a nova moto trail deve chegar e até estimativas de preço.
A ES700, junto da sua versão motard SM700, chega à Europa em junho. Alguns meses depois um pequeno lote será importado ao Brasil, ainda no segundo semestre de 2022.
O preço pode sofrer alterações pela valorização do dólar, custos de importação e outros fatores dos mercados interno e externo, mas até aqui é estimado ‘perto dos R$ 100 mil ou R$ 120 mil‘. Na Europa ela custará 12,6 mil euros (cerca de R$ 66 mil em conversão direta).
Moto para a rua, para aventura e para a polícia
Inicialmente virá um lote pequeno, de apenas 20 unidades. Ele vai ‘tirar a temperatura’ do mercado, analisando a adesão local à novidade.
Por aqui, deve agradar aqueles que buscam uma moto trail ‘raiz’, leve, magra, alta, robusta e que não tem medo de encarar obstáculos e até de eventuais quedas leves. Este papel era cumprido pela XT 660 R, que deixou as lojas em 2018 sem deixar qualquer substituta, de nenhuma marca.
Além dos motociclistas civis, pode interessar às forças policiais. Afinal, é agil, forte e resistente como nenhuma outra disponível no mercado. Para exemplo, atualmente a Rocam tem encomendado lotes da Triumph Tiger, com custo de manutenção mais elevado e até frágil, considerando suas carenagens e componentes plásticos.
Veja também:
- Yamaha XT 660R: review, preço, vídeo e ficha técnica
- Criar sua própria Motard: paixão por exclusividade
- GasGas vence Dakar 2022 ao bater Honda, KTM e Yamaha
Porque a GasGas lembra a XTzona
A fabricante espanhola GasGas tem como novidades a ES 700, uma Enduro, e a SM 700, versão Supermoto. Ambas adotam o pacote completo da empresa mãe KTM, visto nas 690 Enduro e 690 SMC. Assim como acontece com outra subsidiária, a Husqvarna, que fabrica as 701 Enduro e 701 Supermoto com o mesmo conjunto.
Todas máquinas movidas pelo motor monocilíndrico arrefecido a água, OHC, 4 válvulas e câmbio de seis velocidades. Com capacidade de 692,7 cm³, a usina rende potência máxima de 74 cv a 8.000 rpm e torque de 7,2 kgf.m a 6.750 rpm.
São de fato modelos desejáveis, visto que a antiga queridinha dos brasileiros, a XT 660, entregava ‘apenas’ 48 cv e 5,9 kgf.m. Mas a GasGas tem ainda mais a oferecer! Os modelo 700 chegam com suspensões WP e componentes Xplor, pneus Continental e freios da Brembo.
Tecnicamente, tanto a GasGas ES 700, quanto a SM 700, correspondem a modelos irmãos da KTM e Husqvarna. Mas ambas as motos espanholas apostam na tradição off-road da fabricante, atual vencedora do rali Dakar e chegam totalmente na cor oficial vermelha da marca.