Lançamentos Por Sidney Levy 22/07/2015 16:36 (há 10 anos).

A gama de motos da classe Sport Heritage da Yamaha evolui e revela a filosofia “Faster Sons“. Esta nova filosofia, apresentada no ano passado em um evento realizado em Biarritz (França), é uma orientação clara ao respeito absoluto para o estilo clássico e aos lendários designs da Yamaha, mas com a declarada intenção de superar as barreiras impostas pela tecnologia atual e produzir motocicletas com caráter, estilo e que ofereçam as melhores sensações para quem as conduz. A nova XSR 700 é a síntese deste conceito.

A Yamaha pensou esta nova filosofia como um forma de expressar que as criações de hoje respeitam suas origens e procuram fundir a tecnologia atual com os conceitos e designs clássicos, num olhar vívido para o futuro. Para desenvolver os primeiros trabalhos dentro desta nova filosofia, a Yamaha decidiu trabalhar com Shinya Kimura, lendário construtor de motos que vive em Los Angeles (EUA). Com base na MT-07, Kimura vestiu o novo conceito e criou a nova XSR 700, uma motocicleta feita para o mundo real e que representa uma combinação perfeita de estilo retrô com tecnologia.

Base da MT-07, mas estilo clássico respeitoso

Fruto do sucesso deste novo conceito, a nova XSR 700 é a primeira moto fabricada em série dentro desta filosofia. Ela vem juntar-se à gama das sport heritage da marca e presta tributo à lendária XS 650, uma moto que ainda hoje marca tendências. Seu estilo limpo inclui vários componentes da MT-07, a começar pelo motor. Um toque requintado é dado pelo largo assento em duas texturas e pela parte traseira da moto com sua lanterninha redonda presa no suporte de metal. Na frente, o painel de instrumento único, também redondo, e um novo farol dão um toque “old school” juntos com o tanque de combustível de alumínio especialmente desenhado e pintado em cores que remetem aos anos 70.

Muito metal, mas sem adicionar peso

Do lados, tampas de metal escondem os componentes eletrônicos da moto. A utilização de materiais metálicos inspiram robustez e dão o toque “vintage” que o estilo exige, sem contudo adicionar peso. Com apenas 186 kg em ordem de marcha, a XSR 700, apesar de seu design clássico, se presta a pilotos experientes ou iniciantes, pois permite algumas ousadias, mas é muito leve e fácil de conduzir.

Motor da MT-07

Mas nem só de design vive esta nova XSR 700. A escolha natural para ela era mesmo o novíssimo motor da MT-07, com dois cilindros paralelos, muito leve e compacto e que oferece torque e potência de forma linear, com intervalo de explosões a 270 graus, o que resulta em fácil condução, com torque sempre disponível, preparado para condução tranquila e comportada, mas pronto para investidas mais esportivas se essa for a proposta.

Painel minimalista

O conjunto ciclístico também segue a irmã moderna e tem um chassi leve e compacto que permite controle absoluto do conjunto em todas as situações e manobras urbanas ou estradeiras. A suspensão traseira monocross com links foge ao estilo retrô – o ideal seriam dois amortecedores – mas esta falta pode ser explicada pela utilização do chassi e suspensões da MT-07, onde o objetivo foi ganhar espaço e livrar peso. O mesmo se aplica às rodas, que são de alumínio pintadas em preto, mas poderiam ser raiadas para manter a moto mais fiel às suas origens.

Como se trata de uma moto onde seus donos vão querem dar um toque pessoal, a Yamaha desenvolveu vários acessórios para cada um poder expressar seu estilo. Além disso, diferentes fabricantes têm colaborado e oferecem outra enorme gama de peças e acessórios para personalização e a XSR 700 está pronta para todos eles. Confira a galeria da nova XSR 700.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos