Se há alguns meses a Yamaha atiçou nossos desejos ao apresentar uma versão exclusiva – e malvada – café racer da XSR (a XSR 900 Abarth) e vendê-la apenas na Europa, agora ela repete a dose, mexendo com o imaginário daqueles que adoram terra, lama e cascalho. A marca apresentou as novas WR 250F e WR 450F Enduro GP, uma edição limitada dos modelos que conta com elementos estéticos e mecânicos exclusivos, inspirados nas motos usadas na equipe oficial Outsiders Yamaha Oficial Enduro Team.
As vendas iniciam já em agosto e, ao menos por enquanto, apenas em alguns países da Europa. Mas como é costume, a Yamaha no Brasil atrasa, mas constuma trazer poucas unidade para vender por aqui. Os fãs da marca e do esporte off-road aguardam ansiosamente a chegada destas feras.
Família Yamaha WR: excelência no off-road
As novidades complementam a linha de competição off-road da marca e são inspiradas na máquina de fábrica que levou Loïc Larrieu ao 3º lugar no Campeonato Mundial de Enduro E2 de 2016 e garantiu uma vitória na classe de EnduroGP no GP de Itália de 2017, e por isso elas chegam equipadas com uma gama de funcionalidades exclusivas de série e destinam-se a pilotos de enduro que procuram certo nível de performance, estilo e exclusividade. Na lista, destaque para a ponteira Akrapovič em titânio de peso reduzido, o mapeamento da ECU otimizado e as novidades no sistema de injeção eletrônica, além dos novos grafismos. As WR 250F e WR 450F EnduroGP contam também proteções para as mãos Acerbis Tri-fit multifunções, quadro em alumínio com barras bilaterais, suspensões dianteiras AOS topo de linha e embreagem com relações de transmissão alongadas.
Até o momento, a linha off-road de motos para trilha ou competição (enduro e motocross) da Yamaha no Brasil é composta pelos modelos TT-R 230, YZ 250F, YZ 250FX, YZ 450F. A WR 250F é vendida por aqui, bem como a YZ 250, com motor de dois tempos. Há, também as on/off-road XTZ 250 Lander e XTZ 250 Ténéré.
FICHA TÉCNICA | ||
WR250F EnduroGP | WR450F Enduro GP | |
MOTOR | ||
Tipo | monocilíndrico, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas, refrigeração líquida | |
Cilindrada | 250 | 449 |
Diâmetro de curso | 77.0 mm x 53.6 mm | 97.0 mm x 60.8 mm |
Taxa de compressão | 13.5 : 1 | 12.5 : 1 |
Potência máxima | não informado | |
Torque máximo | não informado | |
Sistema de partida | Elétrica e pedal | |
Lubrificação | Cárter úmido | |
Embreagem | Multidisco, óleo | |
Sistema de alimentação | Injeção eletrônica | |
Ignição | CDI | TCI |
Transmissão | 6 velocidades | 5 velocidades |
CHASSIS | ||
Tipo | Berço duplo | |
Suspensão dianteira | Invertida, garfo telescópico | Garfo telescópico |
Suspensão traseira | Swingarm (link) | |
Curso suspensão dianteira | 310 mm | |
Curso suspensão traseira | 318 mm | |
Trail | 114 mm | |
Freio dianteiro | Disco simples, 250 mm | Disco hidráulico simples, 270 mm |
Freio traseiro | Disco simples, 245 mm | Disco hidráulico simples, 245 mm |
Pneu dianteiro | 90/90-21 54M | |
Pneu traseiro | 130/90-18 69M | 130/90-18 695+M |
DIMENSÕES | ||
Comprimento | 2,165 mm | |
Largura | 825 mm | |
Altura | 1280 mm | |
Altura do assento | 965 mm | |
Distância entre eixos | 1.466 mm | 1.465 mm |
Distância do solo | 325 mm | |
Peso (incluíndo líquidos) | 118 kg | 123 kg |
Capacidade do tanque | 7,5 l | |
Capacidade de óleo | 1,1 l | 0,95 l |