Editorial Por motonline 09/11/2007 07:16 (há 18 anos).

A maior feira de motos do mundo, o SalÆo de MilÆo foi palco de novidades para todos os gostos: de motos futuristas a pequenos scooters

Em MilÆo, assim como em toda a It lia, scooters e motos de diversas cilindradas povoam as ruas. O italiano ‚ um povo apaixonado por motocicletas. Durante o per¡odo do SalÆo Internacional de Motocicletas essa paixÆo entÆo fica a flor da pele. Tanto que a 65¦ edi‡Æo do EICMA (Esposizione Internazionale del Ciclo e Motociclo), que come‡ou no dia 6 de novembro e termina no domingo, 11 de novembro, consagrou o evento como o maior do mundo. Em uma  rea de 400.000 mý, cerca de 2.000 marcas de 45 diferentes pa¡ses mostraram suas novidades para um p£blico de mais de meio milhÆo de pessoas – foi esse o n£mero de visitantes da edi‡Æo de 2006 do evento que a organiza‡Æo espera ser superado neste ano.

Aproveitando esse p£blico apaixonado por motos, as f bricas nÆo economizaram nos lan‡amentos. A Ducati, em casa e feliz da vida com a conquista do t¡tulo mundial de MotoGP, mostrou trˆs novos modelos: a superesportiva 848, que vai substituir o motor e o design ultrapassado da 749; a superesportiva 1098 R, que vai disputar o Campeonato Mundial de Superbike no pr¢ximo ano; e a nova Monster, a naked que ‚ um dos modelos mais vendidos da marca. Ali s, a Monster ganhou um desenho mais atual, com um farol excˆntrico e subquadro em alum¡nio. Recebeu tamb‚m um motor maior, agora de 696 cc e 80 cv – antes eram 695 cc e 73 cv. Foi, sem d£vida, uma das vedetes do SalÆo.

Outra marca italiana que fez sucesso foi a Aprilia. Mostrou a Dorsoduro, uma enorme e bela supermotard com motor de 750 cc. Apresentou tamb‚m uma moto-conceito inovadora. Trata-se da FV2, que usa um in‚dito motor V2 de 1.200 cc, e tem quadro em fibra de carbono. Al‚m de uma suspensÆo dianteira sem garfo, usando o sistema de paralelogramo.

J  na Moto Guzzi, o destaque era para a Stelvio, a primeira big-trail da tradicional marca. Usa um novo motor de dois cilindros em “V”, posicionado transversalmente, de 1.200 cc e quatro v lvulas por cilindro.

Honda de olho no futuro
A Honda tamb‚m mereceu destaque no SalÆo de MilÆo. De olho no mercado italiano e no futuro, a montadora japonesa apresentou quatro novos modelos. Dois scooters: o Forza de 250 cc e o Lead de 100cc. Mas as grandes novidades ficaram por conta das motos. Primeiro a CB 1000R, uma naked que vai substituir a Hornet 900. Com visual arrasador, a CB 1000R usa o motor de quatro cilindros em linha da antiga CBR 1000RR FireBlade.

Mas o olho no futuro est  na DN-01, a primeira de uma gera‡Æo de novas motos, segundo a Honda. Mostrada como conceito no SalÆo de T¢quio de 2005, a DN-01 agora passa a ser produzida em s‚rie. O destaque dessa “sport-cruiser” ‚ seu cƒmbio autom tico seqencial. No manete esquerdo nÆo h  embreagem. Mas nÆo se engane, pois o moderno sistema de cƒmbio ‚ diferente dos usados nos scooter e promete aproveitar toda a for‡a do motor V2 de 700 cc.

Mais big-trails BMW
A alemÆ BMW escolheu a It lia para lan‡ar cinco novos modelos. NÆo … toa. A marca det‚m 24% do mercado italiano para motos acima de 750 cc. Para come‡ar renovou as R 1200GS e 1200GS Adventure que, al‚m de novo visual, ganharam o sistema de suspensÆo eletr“nica (ESA), j  usado na K 1200S. que ‚ vendida no Brasil.

No mesmo segmento de uso misto, veio a F 800GS. VersÆo da R 1200GS, mas com o motor de dois cilindros paralelos e 798 cmü. Outra que foi renovada foi a F 650GS. Ela deixou de usar o motor monocil¡ndrico e tamb‚m passou a usar o bicil¡ndrico paralelo de 798 cmü. Segundo a marca, a F 650GS tem suspensäes de curso menor e proposta menos aventureira. S¢ nÆo deu para entender porque manter o nome 650.
A £ltima novidade da f brica de Munique foi o lan‡amento da G 450X, que havia sido usada como prot¢tipo em algumas etapas do Campeonato Mundial de Enduro e agora vai ser vendida para competi‡Æo.

KTM on-road
Enquanto a BMW investiu no off-road, a austr¡aca KTM decidiu ir para o asfalto. A marca laranja finalmente lan‡ou a RC 8, como motor de 1190 cc em dois cilindros em V. A identidade KTM de dois far¢is sobrepostos ficou um pouco estranha na superesportiva. Mas o motor com cerca de 155 cv promete um bom desempenho. Outra estrela do estande da f brica austr¡aca foi a nova gera‡Æo da Duke 690.

Japonesas
Kawasaki, Suzuki e Yamaha nÆo reservaram nenhum lan‡amento mundial para o SalÆo de MilÆo. Entretanto, isso nÆo fez com que os estandes das marcas japonesas ficassem vazios. Na Kawasaki, todos queriam ver de perto a nova Ninja ZX-10R. Com linhas mais angulosas e escapamento curto no centro da moto atraiu os olhares dos italianos. Sem falar na naked Z-750, como novo motor e design.
Na Suzuki, a estrela eram mesmo as esportivas. Toda a fam¡lia GSX-R estava l : a nova 1000 com um escape de pista, a rec‚m-lan‡ada 750cc e a reformulada 600cc. Chamou a aten‡Æo tamb‚m a nova linha de scooters Sixteen, afinal esse tipo de ve¡culo ‚ a op‡Æo de transporte de muitos italianos.
No estande da Yamaha, a esportiva R6, lan‡ada em outubro em Paris, tamb‚m fez sucesso. Mas nÆo mais que a nova XT660Z T‚n‚r‚, a nova gera‡Æo da m¡tica trail. Equipada com o motor da XT 660R, ela traz outra cicl¡stica: al‚m de suspensäes maiores, disco de freio duplo na dianteira. Todos queriam subir na moto para ver sua ergonomia. Dif¡cil encontrar a nova T‚n‚r‚ “desocupada” no SalÆo de MilÆo. Outra atra‡Æo foi o visual novo do scooter T Max.

Scooters italianos
E como uma genu¡na feira italiana nÆo podia faltar scooters da “Vecchia Bota”. Um dos estandes mais bonitos e visitados era o da Piaggio, detentora das marcas Vespa e Gilera. Com a marca Piaggio, chegou a nova linha X 7, como motor de 150 e 200cc. J  a Gilera mostrou o scooter esportivo GP800. Al‚m de dezenas de outros que fazem a cabe‡a dos italianos, esse povo festeiro e apaixonado pelos ve¡culos de duas rodas. Sejam scooters 50 cc dois tempos, ou esportivas de quatro cilindros em linha.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos