Publicidade

A Yamaha anunciou um upgrade no Tmax, seu scooter esportivo e topo de linha que chegará no mercado europeu esbanjando estilo e tecnologia para os amantes de scooters grandes. 

Dessa forma, o Tmax vem sendo trabalhado pela marca para que fique cada vez mais adequado à realidade que vivemos. Prova disso é a versão 2021 ter sido lançada de acordo com as normas da Euro 5. Assim, para 2022 a Yamaha também preparou modificações que devem agradar ao público. 

  • Confira o vídeo de apresentação do novo Yamaha Tmax:

 

Scooter Yamaha: design do novo TMax

A Yamaha resolveu mexer nas carenagens do Tmax e acabou agregando mais esportividade ao scooter. Assim, com linhas mais marcadas e carenagens mais compactas, o modelo nos faz recordar motos esportivas clássicas da marca. 

Publicidade
scooter

O farol duplo ficou mais refinado e deu um tom mais agressivo ao modelo

Dessa forma, o farol duplo LED foi modificado e está mais estreito com indicadores integrados. Essa mudança nos recorda a tendência já adotada na linha MT que é farol com linhas mais estreitas reforçando o estilo esportivo.

Assim, o painel possui conectividade com o smartphone agregando mais tecnologia para o scooter

Além disso, partindo para a tecnologia, a Yamaha equipou o modelo 2022 com um novo painel de instrumentos colorido TFT de 7 polegadas. Assim, essa tela substitui a antiga combinação de tela monocromática central e dois relógios analógicos

Publicidade

Além disso, as carenagens estão mais compactas

Desse modo, o novo painel possui conectividade com smartphone e o condutor pode controlá-lo por meio de um novo joystick do lado esquerdo da manopla. O piloto também pode usar o fone de ouvido Bluetooth da Yamaha, além de ter acesso a navegação Garmin do mapa completo com alertas do piloto, previsões do tempo e visualizações de avisos da via com fotos reais.

Confira a versão 2021 com carenagens maiores e farol mais largo

Veja também:

Publicidade

TMax 2022 mantém motor

O modelo teve o motor atualizado em 2021 para atender as normas da Euro 5

O motor continua sendo bicilíndrico de 562 cm³ que entrega 47,6 cv de potência em 7.500 rpm e 5,68 kgf.m de torque a 5.250 giros. É de entender que a Yamaha não mexeu no motor, tendo em vista que em 2020 o propulsor passou por uma atualização que rendeu mais 32 cilindradas  e um ganho de 3,5 % na potência e 6% no torque. Mas para 2022, o motor do modelo recebeu um acelerador eletrônico. 

O Tmax conta agora com 10 novos aros

Outra mudança para o modelo está nos novos aros fundidos de 10 raios que são mais leves e os pneus Battlax SC-2 desenvolvidos pela Bridgestone. Assim, com essas modificações, a Yamaha precisou atualizar as configurações da suspensão e o componente traseiro é ajustável. Além disso, para quem quer aproveitar o maxi-scooter para viajar, a marca o refere como um para-brisa ajustável eletricamente, assim como o assento e os punhos aquecidos.

 

Novo Yamaha TMax no Brasil e preço

scooter

O modelo já foi comercializado no Brasil

Curiosamente, o grande scooter da Yamaha já foi comercializado no Brasil. Entre 2014 e 2017, o Tmax circulou pelo showroom da marca no país e, atualmente, o preço sugerido da tabela Fipe para o modelo de 2017 é de R$ 54.425.

Enquanto isso, na Europa o Tmax continua firme e forte. Assim, o modelo 2022 está previsto para chegar às concessionárias europeias em março, mas a Yamaha ainda não divulgou o preço. A imprensa internacional especula que o grande scooter deve chegar por menos de 12.500 euros, sendo mais ou menos R$ 77.911. Por fim, tem que ter uma maxi-carteira para esse maxi-scooter. 

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha