Publicidade

Responda rápido: do que são fabricados os pneus para moto? Se estiver falando dos novos produtos que a Michelin está desenvolvendo para o Mundial de Motovelocidade (MotoGP) eles podem levar até óleo de girassol, cascas de laranja e outros materiais comuns da cozinha na composição! Calma, a gente explica.

A fabricante é considerada uma das melhores marcas de pneus de moto e atual fornecedora oficial da competição. Para a categoria de motos elétricas MotoE, ela já vem criando compostos que incluam ‘materiais renováveis’ em sua composição há algum tempo, mas agora quer ir além, empregando novos componentes e em maiores proporções.

pneus para moto da michelin na motoe

Michelin quer oferecer ‘pneus 100% sustentáveis’ para a MotoE em breve e está trabalhando no uso de novos materiais nos compostos. Alguns saíram direto das cozinhas residenciais, inclusive

 

Publicidade

Novos pneus para moto usam até óleo de girassol

A empresa já oferecia no ano passado um composto de pneus com 33% de materiais renováveis no pneu dianteiro e 40% no pneu traseiro. Agora, o traseiro, principal responsável pela tração na pista, será composto por 46% de renováveis. Dessa maneira a MotoE busca ser sustentável não somente na parte mecânica, movida a eletricidade, como também nos pneus utilizados.

pneu para moto da michelin

Atualmente, a Michelin é a fornecedora oficial de pneus para o Mundial de Motovelocidade. Na MotoE, chega a usar até 46% de materiais renováveis na composição de um pneu

Além de itens facilmente encontrados numa cozinha residencial, os novos pneus para moto incluem na composição materiais como resina de pinheiro, plástico reciclado (as garrafas PET) e sobras de aço. Sua matéria primária principal são compostos de borracha a base de petróleo, provenientes de pneus velhos reciclados.

  • Vídeo: como a Michellan ‘cozinha’ seus pneus recilados

 

Publicidade

Assim, apenas na temporada 2022 a Michelin espera utilizar mais de 4,5 toneladas de material renovável. Além disso, esses ‘pneus ecológicos’ não devem ficar restritos às pistas. Os produtos devem chegar às ruas até 2030, mesmo ano em que a Europa irá proibir a venda de veículos (incluindo motos) 0km com motores exclusivamente a combustão.

 

Meta: fazer um pneu 100% sustentável

A meta da empresa é desenvolver um pneu de borracha 100% sustentável até 2050. Sem deixar de lado a preocupação com a performance, os novos compostos têm agradado as equipes e pilotos dessa temporada.

Publicidade

“Com os pneus MotoE, também estamos provando que somos capazes de fazer o que dizemos. Na Michelin, respeitar os fatos é parte fundamental de nossos valores. É isso que nos destaca e nos dá mais uma boa razão para acreditar que vamos superar o desafio de pneus 100% sustentáveis ​” disse o diretor de comunicação técnica e científica da Michelin, Cyrille Roget.

Veja também:

 

 

Um laboratório chamado MotoE

A categoria MotoE é o campo de testes para motos elétricas em competições de motovelocidade. A categoria que hoje conta com os modelos da Energica Motors, será movida por motos elétricas da Ducati a partir do próximo ano.

eric granado representa o brasil na motogp

Eric Granadoé o representante do Brasil na MotoE, classe de elétricas da MotoGP. Piloto estreou a temporada com 100% de aproveitamento: duas corridas, duas vitórias

A onda de veículos elétricos na Europa, bem como as medidas na redução de CO2, impulsionam as fabricantes ao desenvolvimento de veículos elétricos com o intuito de  abastecer o mercado do futuro. Assim, a MotoE, que hoje utiliza os compostos do pneu Michelin, dá mais um passo em direção aos veículos 100% sustentáveis.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.