Publicidade

Entre o fim da década de 30 e meados dos anos 50, a família de Elvis Presley era mais pobre do que as famílias negras mais carentes do Mississippi e do Tennessee, no sul dos Estados Unidos. A situação só melhorou quando Elvis passou a trabalhar em uma empresa de eletricidade.

Tendo uma origem muito humilde, assim que começou a ganhar algum dinheiro como cantor ele passou a realizar antigos sonhos de consumo. Embora fosse louco por carros (Cadillacs em especial), o Rei do Rock tinha também verdadeira adoração por motos.

Era um jovem de bom gosto e em 1954 caiu nas suas mãos o primeiro grande pagamento da Sun Records, onde gravou seus primeiros sucessos. Então Elvis foi até uma concessionária da Harley-Davidson e comprou a sua primeira moto.

Publicidade

Já naquela época a Harley-Davidson já era um dos símbolos do país. Barulhenta e potente, a Harley era o sonho de todo jovem aspirante a se tornar um clone de Marlon Brando em seu papel no filme “O Selvagem”.

Veja também:

Elvis Presley e sua primeira (e parcelada) Harley-Davidson

A primeira Harley-Davidson de Elvis foi um modelo Harley 165. Ele fez um financiamento e a adquiriu em suaves prestações de 47 dólares mensais. Essa era considerada uma moto de viagem, que tinha grande autonomia, podendo se deslocar por longas distâncias sem problemas com consumo de combustível.

Publicidade

Ao comprá-la, certamente Elvys pensava em utilizar a moto para suas turnês, pelo menos quando se deslocava a cidades próximas de Memphis. A ideia não era do agrado de Gladys, sua mãe, que definitivamente odiava motocicletas pois tinha medo que seu filho sofresse um acidente.

Contra a vontade da mãe, Elvis ficou por um longo período com a Harley 165. Gostava de viajar com ela ao lado do carro de sua banda, curtindo a experiência de ir de cidade em cidade pilotando sua moto. Assim ele poderia facilmente se imaginar na pele de seus ídolos “James Dean e Marlon Brando”. Imagine você numa cidade do interior dos EUA na década de 50 e de repente POW! Surge Elvis Presley montado em uma Harley, pronto para fazer um show em sua cidade natal.

Novas máquinas para a garagem

Depois dessa, ele resolveu comprar uma nova moto. A ideia era comemorar o sucesso consolidado de seus discos, shows e filmes. A nova companheira era muito mais moderna, uma Harley-Davidson modelo FLH ano 1957, em amanho Jumbo, alimentada por um potente motor. A FLH era considerada uma sensação na época.

Publicidade

Ao longo da vida Elvis nunca deixaria de comprar motos. Foram várias. Mal saía um modelo novo que lhe interessasse e ele logo mostrava interesse. Também gostava de modelos exóticos, com duas rodas traseiras.

Outra característica de seu gosto pessoal era a preferência por modelos robustos e ostensivos. Por essa razão não gostava das marcas japonesas, como a Honda – em franca expansão nos anos 1960 , pois as achava compactas demais. Curiosamente, em um de seus filmes “Carrossel de Emoções”, Elvis teve que andar em marcas fabricadas no Japão.

Andar de Harley-Davidson sempre foi um prazer para Elvis. O cantor nunca deixou o hábito, mesmo na década de 70, quando já estava quarentão, Elvis não dispensava um passeio pela redondezas de Graceland. Não era raro ele surpreender os fãs ao sair da mansão pilotando um novo modelo. Algumas vezes Elvis só queria ser uma pessoa comum, andando com a sua Harley, curtindo o vento e as paisagens.

Harley-Davidson de Elvis é considerada a moto de celebridade mais rara por especialistas

Uma das motos de leilão mais raras — se não a mais rara — foi vendida. Estamos falando da Harley-Davidson FLH Electra Glide 1200, ano 1976. Como se não bastasse, o exemplar ainda estava em nome do Rei do Rock, que rodou apenas 203 km. Para levá-la, o novo proprietário pagou US $800 mil – mais de quatro milhões de reais.

Nos últimos 30 anos, a Harley-Davidson de Elvis Presley esteve exposta no Pioneer Auto Museum, na Dakota do Sul, nos EUA, após o artista ter vendido a um concessionário local. Esse museu de clássicos tem um acervo com cerca de 200 motos antigas. Além de se encontrar em perfeito estado de conservação, acima de tudo, trata-se de uma moto estilosa que é lembrada por sua força.

Fãs do Rock’n’roll

Dentro do espírito “Harleyro” mora uma paixão pelo rock’n’roll, pois é esse o estilo que acompanha os motociclistas nos passeios e viagens. E com certeza o rei e grande ídolo do Rock Elvis Presley não ficaria de fora.

Dentro da Confraria Harleyros do Pará há um grande fã do artista, que chegou a customizar a sua moto para que fosse uma réplica perfeita de um dos modelos mais clássicos de Elvis. As cores, por exemplo, são alusivas a paixão pelos Cadilacs, e dividem espaço com pneus de faixas brancas.

A customização da Harley-Davidson aconteceu nos mínimos detalhes. Pintura e grafismos, por exemplo, foram feitos à mão pelo próprio proprietário, o empresário Isaac Azulay. Por onde ele passa os amantes do rei do rock a reconhecem como a “Moto do Elvis Presley”.

Para Isaac valeu a customização, pois se tornou um modelo único, algo que não tem como mensurar valores, pois a moto já faz parte da família, onde desfruta grandes momentos ao lado das pessoas que ama. Azulay é um grande fã do rei Elvis Presley e ter uma réplica de um de seus modelos foi a melhor homenagem que fã poderia fazer, onde ambos compartilhavam da mesma paixão.

É normal por onde ele passa, as pessoas pedirem pra bater uma foto em sua Harley-Davidson, e logo depois as fotos estarem nas redes sociais, muitos associando a moto ao rei do rock.

O legado do Rei Elvis Presley

O cantor e compositor continua sendo um fenômeno mundial. Sua música e obra ainda conquistam pessoas em todo o mundo e diversos críticos o consideram um artista único, insubstituível. Foi ele quem fez pela primeira vez a fusão da música branca com a negra e criou um novo tipo de som, o Rock’n’roll. Elvis faleceu em 16 de agosto de 1977.

Victor Athayde
Publicitário, Aventureiro, Motociclista e Fundador da Confraria Harleyros do Pará. Fã de filmes clássicos, de boa música e da cozinha italiana!