Para respeitar as regras da SCTA, a VW teve de alterar o tem de força do Jetta, buscando o máximo de potência disponível. Os engenheiros do Centro de Testes da empresa na Califórnia implementaram a calibração final do trem de força, após o que a divisão de engenharia avançada de produto da VW e a California A-Salt Racing (Competição no Sal) checaram tudo para garantir que o carro andaria em segurança pelo sal.
Marc Trahan, da Volks, disse que “Foi um verdadeiro desafio integrar os complexos elementos híbridos e gerar a potência necessária para andar a essas velocidades. O projeto Jetta Hybrid Land Speed Record mostra tanto a natureza esportiva de nossa oferta híbrida como a excelência técnica de nossos engenheiros em Wolfsburg e do Centro de Testes na Califórnia.”
O Jetta Hybrid 2013 foi anunciado em janeiro de 2012 e deve estar no mercado americano no final deste ano. A Volkswagen espera que o veículo consiga uma economia global de 19,1 km/litro, usando 20% menos combustível do que um sedã semelhante com trem de força convencional.