Mercado Por Sidney Levy 14/01/2020 11:32 (há 5 anos).

Vigor e consistência. Essas são duas palavras que podem definir o que foi o ano de 2019 para o mercado de motocicletas no Brasil. O crescimento de 15,28% nas vendas (emplacamentos) em 2019 em relação ao ano anterior mostra que a indústria encontrou o equilíbrio necessário para seguir crescendo. Confira na galeria a seguir os gráficos que resumem o desempenho de cada marca de motocicleta presente no mercado brasileiro de 2011 até 2019.

Nota da Redação: Edição feita no gráfico da Ducati em 2019 no dia 22/1, acrescentando unidades vendidas no volume total. Estava grafado 954 e agora está 1053. Pedimos desculpas pela falha. 

Além do forte crescimento das vendas por marca, é importante notar que a maioria dos segmentos de mercado também cresce, alguns com grande vigor, como o de scooter, e outros se mantém em ascensão devagar e em franca recuperação. Mas há os que simplesmente pararam de cair e estacionaram num patamar baixo, como as motos esportivas e o de ciclomotores. Confira a seguir um retrato de cada segmento de mercado de motos.

Por fim, uma análise mais detalhada das vendas de motos por tamanho de motor, que mostra um pequeno, mas constante crescimento em faixas médias e também nos motores maiores, claramente pelo aumento da oferta de modelos de motos grandes. Na outra ponta, os motores menores crescem menos vigorosamente, muito em função de que muitos consumidores trocam de categoria, mas não de tamanho de moto. Apesar de ainda ter um enorme espaço para crescer, sobretudo na base, o mercado brasileiro mostra amadurecimento com consistente crescimento.

 

 

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos