Publicidade

Estamos presenciando um momento triste no motociclismo nacional. Depois das mortes do talentoso (e campeão de SuperSport) Matheus Barbosa e do bicampeão do Sertões Tunico Maciel, ocorridas recentemente, nos vemos agora na obrigação de dar adeus a Carlos Amaral.

Instrutor Carlos Amaral (o pontinho verde entre scooter, big trail e naked) tinha um norteador insubstituível: a segurança

Adeus, Instrutor Carlos Amaral

Instrutor de pilotagem credenciado por diversas empresas e entidades, como Honda, Porto Seguro e Detran SP, sua carreira foi dedicada a formar bons motociclistas – enquanto a vida, moldada pelo motociclismo. Seu principal valor norteador era a segurança e sua maior preocupação foi ensinar técnicas de uma forma de fácil compreensão e alta eficiência, oposto ao que aprendemos em muitos CFC’s pelo país.

Amaral dedicou a vida ao motociclismo. No lazer, viagens. No trabalho, a prática de técnicas de pilotagem

Publicidade

Por isso, Amaral se dizia um ‘crítico da metodologia e pedagogia’ empregados no ensino básico da formação de novos condutores de motocicletas no Brasil. Dedicava-se exclusivamente aos seus cursos, ministrando técnicas sobre pilotagem on e off road, de scooter a bigtrail. Tinha como lema a frase de Cora Carolina: ‘feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’.

Amaral no Motonline

Com a missão de passar sua mensagem ao maior número possível de motociclistas mantinha ativos diferentes instrumentos de comunicação, como seu site e canais em redes sociais. Também era colunista e consultor de técnicas de pilotagem e segurança aqui no Motonline, onde colaborou por mais de 8 anos. Alem disso, participou de vários eventos produzidos pela equipe, como o 4º Encontro Nacional Motonliners, em 2017.

Amaral durante o 4ºENM, em 2017. Motociclista lutava contra um câncer

Acesse reportagens de Carlos Amaral aqui. Lembre de técnicas para pilotar na chuva, como frear (de forma segura) uma moto sem ABS e a discussão sobre motos nos corredores, em voga desde sempre e que volta com a nova legilação sobre o tema. Veja, também, quando Amaral ‘jogou’ de repórter e avaliou um sonho de consumo de muitos: o Yamaha TMax.

Publicidade

Amigo, colunista e parceiro do Motonline, Amaral colocava os conhecimentos da equipe à prova. Aqui, com Alexandre Patriarca (moderador do Fórum)

Na equipe era um amigo querido por todos e parceiro engajado, ensinando com calma e elogiando em público. Nos cursos, um professor dedicado e comprometido em perpetuar a importância de um trânsito seguro. Nas ruas e rodovias, uma  figura marcada pelo bom humor e um grande defensor do motociclismo responsável. Deixará saudades.

O Motonline presta condolências à esposa Geórgia Zuliani, ao filho, família e amigos. Também, é grato aos anos de convívio e oportunidades de aprendizado. Será lembrado a cada curva.

Publicidade