Rally Dakar Por motonline 26/11/2012 15:55 (há 12 anos).

A 35 ª edição do Dakar será também a 5ª realizada no continente sul-americano, cenário da prova desde 2009. O Dakar 2013 terá a largada em Lima, capital do Peru, no dia 05 de janeiro de 2013, e chegada à capital do Chile, Santiago, no dia 20.

Cenários maravilhosos fazem parte do Rally mais difícil do mundo

Com mais de 8.000 km, o novo percurso cruzará duas vezes a Cordilheira dos Andes, indo a Argentina onde acontecerá o dia de descanso, dia 13 de janeiro, em San Miguel de Tucumán, para depois retornar ao Chile. Deserto, muita areia e dunas farão parte do percurso muito difícil desde o primeiro dia.

A ASO (Amaury Sport Organization) divulgou a lista de concorrentes que tem 459 veículos competindo entre motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões, fora as equipes de apoio. Os competidores representam 53 nacionalidades diferentes.

Felipe Zanol vai de Honda oficial e não quer menos do que o pódio

Nas motos a Honda volta a se inscrever como time oficial, devendo ser um forte adversário da KTM do francês Cyril Despres, quatro vezes vencedor do Dakar e do espanhol Marc Coma que tem três vitórias. O brasileiro Felipe Zanol será um dos pilotos do time japonês que tem como destaque o português Helder Rodrigues, terceiro colocado nas duas edições anteriores da prova. As duas equipes enfrentarão a forte concorrência da Husqvarna, com os espanhóis Joan Barreda e Jordi Viladoms, ao lado do português Paulo Gonçalves e do chileno Chaleco Lopez. A Yamaha vem com os franceses Olivier Pain, David Casteu e David Frétigné.

Marc Coma, multicampeão da prova, vai de KTM e é favorito

Nos carros a grande novidade é o retorno do espanhol Carlos Sainz, campeão do Dakar 2010 e bicampeão do WRC. Ele foi convidado por Nasser Al Attiyah, campeão do Dakar em 2011. Nasser e Sainz vão pilotar um novo Buggy especialmente desenvolvido e construído na Califórnia. Os dois protagonizaram grandes disputas em 2010 e 2011 quando eram pilotos da equipe Volkswagen. Então esta parceria já é promessa de um grande espetáculo, já que a nova equipe tentará superar a poderosa X-Raid que tem como pilotos do Mini o trio formado pelo francês Stéphane Peterhansel (10 vezes campeão do Dakar, seis com moto e quatro com carro), o espanhol Nani Roma (uma vitória no Dakar com moto) e o polonês Krzysztof Holowczyc.

Veja a programação do Rally Dakar 2013:

Dia 02 a 05 de janeiro de 2013: Verificações técnicas e administrativas

Dia 05 de janeiro de 2013: Briefing e pódio de largada – Lima (Peru)

Dia 13 de janeiro de 2013: Dia de descanso em San Miguel de Tucumán (Argentina)

Dia 20 de janeiro de 2013: Pódio de chegada em Santiago (Chile)

 

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos