O Hover foi proposto por Wang Jia, de Sichuan, na cidade de Chengdu, conhecida por sua abundância de metais e minerais em seu subsolo – materiais que o Hover Car utiliza sob a forma de placas magnéticas em sua parte inferior, criando em relação ao solo um efeito Maglev, de levitação magnética.
Ele precisaria de faixas eletromagnéticas embebidas no piso da estrada para poder funcionar, já que o eletromagnetismo repele
o veículo do chão de maneira muito parecida com a operação de um trem maglev. Sem vias eletromagnéticas, o Hover não é tecnicamente exeqüível. O Hover Car poderia também operar de modo autônomo, já que estaria seguindo uma rota pré-determinada.
A propulsão à frente viria de um motor elétrico, já que mesmo um pequeno motor a jato seria pesado e volumoso demais.
Luca de Meo, diretor de marketing da Volkswagen, diz que “Não estamos mais apenas construindo automóveis, mas juntamente com nossos clientes estamos iniciando um diálogo que nos dá um conhecimento profundo das preferências, necessidades e exigências dos compradores chineses.”