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Ótimas novidades aos fãs brasileiros da Suzuki. A marca confirmou a vinda de três dos seus mais recentes (e relevantes) lançamentos globais ao Brasil. As informações são da própria representante local da japonesa, o grupo J. Toledo.

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Desta forma, a primeira a chegar por aqui será a bigtrail V-Strom 1050, já no início do segundo semestre de 2021. Depois serão as vezes da esportiva Hayabusa e da naked GSX-S 1000, nesta ordem. Os modelos foram apresentados ao mundo nos últimos meses e desembarcam aqui ao longo do próximo ano.

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Nova V-Strom 1050: primeira novidade Suzuki

Em tom de mistério, a Suzuki afirmou que sua nova aventureira ‘esta mais próxima do que parece’. A nova V-Strom 1050 foi lançada no primeiro semestre de 2020, marcando uma importante atualização no projeto de uma das mais conhecidas bigtrail do mundo.

A V-Strom 1050 surgiu no Salão de Milão de 2019 e desembarcou na Europa alguns meses depois. Modelo chega aqui no próximo semestre

Apesar de manter algumas heranças da antecessora na plataforma, a motocicleta possui uma série de novidades, sobretudo na eletrônica. Há, por exemplo, o Suzuki Intelligent Ride System, pacote com vários auxílios para o piloto, voltados a diferentes situações e tipos de pilotagem. O SIRS é composto, entre outros itens, de ABS para curvas, unidade de medição de inércia, controle de tração em três níveis – que também pode ser desligado – e três modos de pilotagem.

Vários indícios apontavam ao lançamento no Brasil, como o registro do modelo por aqui. Mas a confirmação veio apenas agora

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Para fazer frente às concorrentes, a nova V-Strom tem controle de velocidade de cruzeiro, iluminação full LED, tomada USB, painel em LCD completo, sistema LowRPM. A embreagem assistida e deslizante (Suzuki Assist Clutch System), claro, também está lá.

Enquanto o visual é completamente novo, remetendo à DR Big dos anos 1980, o motor manteve a mesma estrutura. Atualizado para atender à Euro5, sua potência subiu de 101 cv para 107 cv, ao tempo em que o torque reduziu de 10,5 kgf.m para 10,2 kgf.m. Ele está girando um pouco mais alto, a potência máxima chega em 8.500 rpm e o torque aos 6.000 rpm, diante dos 8.000 e 4.000 da antecessora.

Próxima no Brasil: Hayabusa 2022

A terceira geração de um de seus modelos mais icônicos da Suzuki virá ao Brasil alguns meses depois da V-Strom. As novidades da Hayabusa estão basicamente no design e eletrônica. Desta forma, o modelo ganhou iluminação full LED, novas carenagens, grafismos, cores e painel digital que alia uma tela TFT aos tradicionais mostradores analógicos.

Terceira geração da Hayabusa deixou a guerra armamentista de lado e aposta no ‘menos é mais’. Agora, entrega ‘apenas’ 187 cv

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No motor, um porém. Ao contrário das primeiras gerações e seus números estratosféricos, a nova GSX 1300R adotou a filosofia do ‘menos é mais’ e teve sua potência levemente reduzida, de 194 cv e 15,7 kgf.m de torque para ‘apenas’ 187 cv e 15,3 kgf.m de torque. O peso em ordem de marcha também diminuiu, de 268 kg para 264 kg, e o top speed segue limitado a 298 km/h. Veja tudo o que mudou nela aqui.

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GSX-S 1000 2022: naked de 152 cv

A nova geração da GSX-S 1000 foi apresentada há apenas uma semana. Não trata-se de um projeto inteiramente inédito, mas sim de alterações pontuais e bem-vindas a uma moto que sempre entregou desempenho com preço justo – acessível, inclusive, considerando as cifras das concorrentes.

Com visual inspirado nos aviões de caça a banho tecnológico, nova GSX-S 1000 quer fazer frente às concorrentes que evoluíram em eletrônica

Desta forma, a naked também recebeu o SIRS, que inclui acelerador eletrônico, três modos de pilotagem, controle de tração com seis estágios (incluindo modo off), quickshifter, embreagem assistida e deslizante, assistente de baixa RPM, iluminação em LED e painel LCD inédito. A bola fora, porém, é a ausência de ABS adaptado para curvas, uma vez que o modelo não possui IMU, a unidade de medida inercial.

O motor mantém a base do tetracilíndrico e DOHC da antecessora. Com 999 cm³, entrega 152 cv a 11.000 rpm e 11,01 kgf.m a 9.500 rpm – ante 150 cv a 10.000 rpm e 10,80 kgf.m a 9.250 rpm da antiga geração. O visual, porém, é inédito. Agressivo e com um ‘toque Transformers’, foi inspirado nos aviões de caça.

Novidades Suzuki: preços e lançamentos

Como dito no início do texto, a V-Strom chegará nos primeiros meses do segundo semestre de 2021, enquanto as Hayabusa e GSX-S 1000, nesta ordem, aterrissam aqui ao longo de 2022. Mas e os preços?

Ainda não sabemos quais os preços que as novas Suzuki terão por aqui, e nem quais versões da V-Strom estarão à venda no Brasil. Na foto, a mais recente atualização da Adventure, à venda em alguns mercados da Europa

Ainda é cedo para que a marca se pronuncie sobre isto. Atualmente, a V-Strom 1000 parte dos R$ 72.196 na versão XT e dos R$ 75.321 na Adventure – ou R$ 66.994 e R$ 69.894, respectivamente, para compras à vista. Já a nova 1050 nos Estados Unidos, por exemplo, tem versões entre 13.399 e 16.999 dólares, algo próximo dos R$ 72.600 e R$ 92.200 em conversão direta.

A Hayabusa está um pouco além. Enquanto a atual geração é vendida aqui por R$ 85.829 (ou R$ 79.645 à vista), nos EUA a nova versão tem preço sugerido de 18.599 dólares. Ou seja, beira os R$ 101 mil. Ainda sem preço no mercado americano, a GSX-S 1000 2022 custa aproximadamente 13.190 euros na Europa, cifra próxima dos R$ 85 mil. Aqui, a antiga geração parte dos R$ 62.839.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza