Ótimas novidades aos fãs brasileiros da Suzuki. A marca confirmou a vinda de três dos seus mais recentes (e relevantes) lançamentos globais ao Brasil. As informações são da própria representante local da japonesa, o grupo J. Toledo.
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Desta forma, a primeira a chegar por aqui será a bigtrail V-Strom 1050, já no início do segundo semestre de 2021. Depois serão as vezes da esportiva Hayabusa e da naked GSX-S 1000, nesta ordem. Os modelos foram apresentados ao mundo nos últimos meses e desembarcam aqui ao longo do próximo ano.
Nova V-Strom 1050: primeira novidade Suzuki
Em tom de mistério, a Suzuki afirmou que sua nova aventureira ‘esta mais próxima do que parece’. A nova V-Strom 1050 foi lançada no primeiro semestre de 2020, marcando uma importante atualização no projeto de uma das mais conhecidas bigtrail do mundo.
Apesar de manter algumas heranças da antecessora na plataforma, a motocicleta possui uma série de novidades, sobretudo na eletrônica. Há, por exemplo, o Suzuki Intelligent Ride System, pacote com vários auxílios para o piloto, voltados a diferentes situações e tipos de pilotagem. O SIRS é composto, entre outros itens, de ABS para curvas, unidade de medição de inércia, controle de tração em três níveis – que também pode ser desligado – e três modos de pilotagem.
Para fazer frente às concorrentes, a nova V-Strom tem controle de velocidade de cruzeiro, iluminação full LED, tomada USB, painel em LCD completo, sistema LowRPM. A embreagem assistida e deslizante (Suzuki Assist Clutch System), claro, também está lá.
Enquanto o visual é completamente novo, remetendo à DR Big dos anos 1980, o motor manteve a mesma estrutura. Atualizado para atender à Euro5, sua potência subiu de 101 cv para 107 cv, ao tempo em que o torque reduziu de 10,5 kgf.m para 10,2 kgf.m. Ele está girando um pouco mais alto, a potência máxima chega em 8.500 rpm e o torque aos 6.000 rpm, diante dos 8.000 e 4.000 da antecessora.
Próxima no Brasil: Hayabusa 2022
A terceira geração de um de seus modelos mais icônicos da Suzuki virá ao Brasil alguns meses depois da V-Strom. As novidades da Hayabusa estão basicamente no design e eletrônica. Desta forma, o modelo ganhou iluminação full LED, novas carenagens, grafismos, cores e painel digital que alia uma tela TFT aos tradicionais mostradores analógicos.
No motor, um porém. Ao contrário das primeiras gerações e seus números estratosféricos, a nova GSX 1300R adotou a filosofia do ‘menos é mais’ e teve sua potência levemente reduzida, de 194 cv e 15,7 kgf.m de torque para ‘apenas’ 187 cv e 15,3 kgf.m de torque. O peso em ordem de marcha também diminuiu, de 268 kg para 264 kg, e o top speed segue limitado a 298 km/h. Veja tudo o que mudou nela aqui.
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GSX-S 1000 2022: naked de 152 cv
A nova geração da GSX-S 1000 foi apresentada há apenas uma semana. Não trata-se de um projeto inteiramente inédito, mas sim de alterações pontuais e bem-vindas a uma moto que sempre entregou desempenho com preço justo – acessível, inclusive, considerando as cifras das concorrentes.
Desta forma, a naked também recebeu o SIRS, que inclui acelerador eletrônico, três modos de pilotagem, controle de tração com seis estágios (incluindo modo off), quickshifter, embreagem assistida e deslizante, assistente de baixa RPM, iluminação em LED e painel LCD inédito. A bola fora, porém, é a ausência de ABS adaptado para curvas, uma vez que o modelo não possui IMU, a unidade de medida inercial.
O motor mantém a base do tetracilíndrico e DOHC da antecessora. Com 999 cm³, entrega 152 cv a 11.000 rpm e 11,01 kgf.m a 9.500 rpm – ante 150 cv a 10.000 rpm e 10,80 kgf.m a 9.250 rpm da antiga geração. O visual, porém, é inédito. Agressivo e com um ‘toque Transformers’, foi inspirado nos aviões de caça.
Novidades Suzuki: preços e lançamentos
Como dito no início do texto, a V-Strom chegará nos primeiros meses do segundo semestre de 2021, enquanto as Hayabusa e GSX-S 1000, nesta ordem, aterrissam aqui ao longo de 2022. Mas e os preços?
Ainda é cedo para que a marca se pronuncie sobre isto. Atualmente, a V-Strom 1000 parte dos R$ 72.196 na versão XT e dos R$ 75.321 na Adventure – ou R$ 66.994 e R$ 69.894, respectivamente, para compras à vista. Já a nova 1050 nos Estados Unidos, por exemplo, tem versões entre 13.399 e 16.999 dólares, algo próximo dos R$ 72.600 e R$ 92.200 em conversão direta.
A Hayabusa está um pouco além. Enquanto a atual geração é vendida aqui por R$ 85.829 (ou R$ 79.645 à vista), nos EUA a nova versão tem preço sugerido de 18.599 dólares. Ou seja, beira os R$ 101 mil. Ainda sem preço no mercado americano, a GSX-S 1000 2022 custa aproximadamente 13.190 euros na Europa, cifra próxima dos R$ 85 mil. Aqui, a antiga geração parte dos R$ 62.839.