Publicidade
Com a categoria rainha do MotoGP™ a cruzar o Atlântico para o Red Bull Grande Prémio dos Estados Unidos, em Laguna Seca, o motogp.com traz-lhe os mais importantes dados e números sobre a próxima jornada do Campeonato.

Com a categoria rainha do MotoGP™ a cruzar o Atlântico para o Red Bull Grande Prémio dos Estados Unidos, em Laguna Seca, o motogp.com traz-lhe os mais importantes dados e números sobre a próxima jornada do Campeonato.

75 – Stefan Bradl somou 75 pontos nas primeiras nove corridas desde que passou para a classe de MotoGP – trata-se já do maior total de pontos por parte de um piloto germânico numa só época de MotoGP. O anterior recorde era detido por Alex Hofmann, que totalizou 65 pontos na temporada de 2007.
33 anos – No dia da corrida do GP dos Estados Unidos passam 33 anos sobre o dia em Rangy Mamola terminou o Grande Prémio da Finlândia de 1979, em Imatra, na segunda posição, tornando-se no piloto mais jovem de sempre a terminar no pódio na categoria rainha. O recorde mantém-se até hoje com 19 anos e 260 dias de idade.
31 – Nicky Hayden celebra o 31º aniversário na segunda-feira seguinte ao Grande Prémio dos EUA; no mesmo dia Aleix Espargaró faz 23 anos.
21 – No Grande Prémio de Itália Dani Pedrosa qualificou-se na pole position pela 21ª vez na classe de MotoGP; este é o maior número de poles por parte de um espanhol, mais uma que o grande rival Jorge Lorenzo.
20 – Esta será a 20ª vez que um Grande Prémio de motociclismo se disputa nos EUA. Os primeiros dois eventos foram disputados em 1964 e 65 no famoso traçado de Daytona. Laguna Seca recebeu 13 GPs e houve ainda quatro que foram disputados na Indianapolis Motor Speedway.
8º – O oitavo lugar de Casey Stoner no Grande Prémio de Itália foi o seu pior resultado desde que foi 14º no GP de Inglaterra, em Donington, em 2009, quando ele e o seu companheiro de equipa Nicky Hayden apostaram que as condições iam piorar e usaram pneus de chuva numa pista a secar.
5 – Cinco pilotos da classe de MotoGP somaram pontos em todas as corridas já disputadas este ano: Dani Pedrosa, Cal Crutchlow, Valentino Rossi, Nicky Hayden e Hector Barberá.
5º – O quinto posto de Valentino Rossi em Mugello foi o melhor resultado do italiano no seco desde que foi quarto no Dutch TT do ano passado.
4º – O quarto lugar de Stefan Bradl no GP de Itália é o melhor resultado de um alemão na categoria rainha desde que Michael Rudroff foi terceiro no GP de Itália em Misano, em 1989, uma corrida boicotada pelos pilotos de topo por questões de segurança. A última vez que um germânico terminou nos quatro primeiros na categoria rainha num GP não boicotado pelos pilotos de topo foi no GP da Bélgica de 1974 de 500cc, quando Dieter Braun terminou em terceiro, atrás de Phil Read e Giacomo Agostini.
3 – Três pilotos que vão competir este ano participaram nas sete corrida de MotoGP disputadas em Laguna Seca desde o regresso dos Grandes Prémios ao traçado em 2005: Colin Edwards, Valentino Rossi e Nicky Hayden.
3 – No GP de Itália Andrea Dovizioso terminou no pódio pela terceira vez consecutiva. O último piloto de uma formação satélite a conseguir tal feito foi Marco Melandri em 2006.
3 – Jorge Lorenzo partiu da pole no GP de Laguna Seca nos últimos três anos.
2 – Desde que o GP de Indianapolis do ano passado apenas dois pilotos, Casey Stoner e Dani Pedrosa, terminaram à frente de Jorge Lorenzo, isto nas corridas em que o piloto da Yamaha terminou.