Publicidade

Ao unir o clássico com o robusto, a Royal Enfield Himalayan acabou ganhando um design bem particular. Assim, qualquer moto que se inspirar em algumas de suas linhas irá soar como cópia (algo que já aconteceu anteriormente) e foi exatamente essa a sensação que tivemos com um novo modelo à venda na Índia, terra natal da Royal. Conheça.

 

Royal Enfield Himalayan ganha cópia?

No mercado indiano, motos como a Royal Enfield Himalayan e ou mesmo a cobiçada KTM 390 Adventure ainda não lançada no Brasil são consideradas modelos grandes. Isso mesmo, por lá, estas pequenas são mais que máquinas para iniciantes.

Royal Enfield Himalayan

Esta é a Himalayan 411, da Royal Enfield

Publicidade

Pensando nesse nicho, a divisão da marca Jawa lançou a Yezdi Adv, com o mesmo espírito utilitário – e visual – da Royal Himalayan. Esse novo modelo reúne potência e desempenho acessíveis em um pacote que pode ir para qualquer lugar.

Yezdi Adventure

… E a Yezdi Adventure, que chegou para brigar no concorrido mercado trail da Índia

Como na rival da Royal, Yezdi apresenta um estilo retrô. Ou seja, uma moto com rodas raiadas, um farol redondo e suspensão alta. Os porta-bagagens e um suporte de caixa superior também estão incluídos. E mesmo sem a bagagem instalada, tudo isso oferece ao pequeno modelo trail uma cara robusta de off-road. Confere se a Yezdi  não é a cara da Himalayan:

Publicidade

Veja também:

Mais potente que Royal Enfield 

Em termos de desempenho, a Yezdi Adventure 2023 recebe um sistema de escape revisado e um corpo de aceleração maior. Isso aumenta o desempenho do motor monocilíndrico de 334 cc, refrigerado a ar e com injeção de combustível,

Em resumo, a moto pode chegar até 30 cavalos de potência e 3 kgf.m de torque – superando o RE Himalayan por alguns pôneis, apesar de ter um motor menor. O conjunto da Adventure rival é sustentado por garfo telescópico padrão e um monoamortecedor traseiro, ajustável em pré-carga de 10 níveis.

Yezdi tem painel digital e sistema de navegação curva-a-curva também

Publicidade

Tudo isso fornece à moto um desempenho off-road razoável. Além disso, ela vem com freios a disco dianteiro e traseiro de 320 mm e 240 mm, respectivamente, equipados com ABS de canal duplo.

 

Quanto custa a sósia da Royal Enfield Himalayan

Além dos 6 cavalos a mais, a Jawa Yezdi ainda tem outras pequenas vantagens sobre a Royal Enfield Himalayan. É cerca de 10 kg mais leve (188 kg já completamente abastecida), tem 3 modos de pilotagem e tem 500 ml a mais no tanque, de 15,5 litros. Já o preço é praticamente o mesmo.

Yezdi rival da royal enfield himalayan

Yezdi tem alguns recursos a mais que a Himalayan, além de quilos a menos. Já o preço é praticamente o mesmo – assim como as linhas de design

A Yezdi Adventure parte das 215.900 rúpidas (cerca de R$ 13 mil em conversão direta), mesmo preço da Himalayan. A depender do acabamento, a Royal Enfield pode chegar a 228 mil rúpias. A Jawa está disponível nas cores Slick Silver, Mambo Black e Whiteout, sem chances de vir ao Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]