Competições Por motonline 30/03/2008 12:37 (há 18 anos).

Foto: Dani Pedrosa

Dani Pedrosa levou os fÆs aos p¡ncaros no GrÆn Premio bwin.com ao arrebatar estrondosa vit¢ria em casa e assumindo, em consequˆncia, a lideran‡a do Campeonato do Mundo de MotoGP.

O piloto da Repsol Honda largou de segundo da grelha e, depois de levar a melhor sobre o homem da pol‚, Jorge Lorenzo, com uma partida canhÆo, nunca mais olhou para tr s. Um novo recorde togo na segunda volta confirmou as inten‡äes de Pedrosa se isolar na frente e construir vantagem para
garantir a vit¢ria p“r quase trˆs segundos. Este foi o segundo triunfo do jovem de 22 anos em casa depois de ter sido o mais forte na £ltima corrida do ano passado, em Valˆncia, al‚m de ter sido ainda o primeiro piloto da casa a vencer no circuito andaluz desde Sete Gibernau em 2004. O triunfo de Pedroso emulou tamb‚m a £nica vit¢ria do seu mentor Alberto Pu¡g na categoria rainha.

Enquanto isso, Vatentino Rossi, da Fiat Yamaha, garantiu o primeiro p¢dio da ‚poca, o 100ø da carreira, com o segundo posto. O italiano teve pequena distrac‡Æo no in¡cio da £ltima volta, altura em que pensou que a corrida tinha acabado. Rossi abrandou o ritmo e gesticulou para a sua equipa no muro das boxes e s¢ depois compreendeu que ainda tinha mais uma volta pela frente. Ainda assim, The Doctor teve a sorte de
contar com margem suficiente para nÆo perder posi‡äes em resultado do erro.

Ao cabo de seis corridas sem vencer, Rossi est  agora na sua mais longa sequˆncia de provas sem triunfos desde que se estreou a vencer na categoria rainha em Donington, em 2000. O companheiro de equipa Jorge Lorenzo nÆo conseguiu tirar partido do erro de Rossi, nem da pol‚, ainda assim, lutou um pouco com o transalpino pelo segundo posto. Lorenzo soma agora dois p¢dios em igual n£mero de corridas na sua temporada de estreia e est  em segundo no Campeonato.

A caminho do p¢dio, o Rei Juan Carlos I tentou p“r fim …s hostilidades entre Lorenzo e Pedrosa, fazendo com estes dessem um aperto de mÆo. Apesar deste gesto, o ramo de oliveira nÆo dever  resistir por muito tempo, j  que se esperam mais grandes lutas entre os dois esta temporada.

O CampeÆo do Mundo de MotoGP de 2006 Nicky Hayden foi quarto aos comandos da sua Repsol Honda RC212V, enquanto Loris Capirossi saiu vencedor de uma batalha com James Toseland, da Tech3 Yamaha, e Andrea Dovizioso, do JiR Team Scot, para terminar em quinto.

A lista dos dez primeiros contou ainda com Shinya Nakano, da San Cario Gresini Honda, e com a estrela australiana da Rizia Suzuki Chris Vermeulen, com o CampeÆo do Mundo Casey Stoner a ficar fora do Top 10 pela primeira vez em mais de uma temporada. O australiano saiu de pista por duas vezes durante a corrida, na segunda e na 22a voltas, e encontra-se agora em quarto do Campeonato.

Colin Edwards e Randy de Puniet foram as duas desistˆncias da corrida, com o primeiro a ter largado do terceiro posto da grelha pela segunda vez consecutiva.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos