Gerais Por motonline 06/07/2009 21:05 (há 16 anos).

País lidera ranking latino-americano das preocupações com equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, saúde, educação dos filhos e aquecimento global.

Se comparados aos vizinhos de América Latina, os consumidores do País são os menos temerosos em relação ao preço dos alimentos

Qual é sua maior preocupação para os próximos seis meses? E a segunda maior? De acordo com Pesquisa Global Nielsen sobre a Confiança do Consumidor (www.br.nielsen.com), se o responsável por estas respostas for brasileiro, alguns dos temas citados serão equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, estabilidade profissional, saúde, educação dos filhos e aquecimento global.

Realizado entre os dias 19 de março e 2 de abril deste ano, com 25.410 internautas de 50 países, o estudo mostrou que o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é a primeira ou segunda preocupação de 25% dos brasileiros, número que coloca o Brasil como 3º no ranking mundial, atrás apenas da Indonésia e China. Esta questão também -tira o sono- de 22% dos chilenos, 19% dos mexicanos e 18% dos argentinos e colombianos. Para José Reinaldo Riscal, business developer de Consumer Research da Nielsen Brasil, comparando com a última pesquisa de Confiança do Consumidor, realizada em dezembro de 2008, o número caiu de 32% para os atuais 25%. –Apesar de ainda sermos o País de destaque na região, os brasileiros estão menos preocupados com esse equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, provav elmente como um reflexo da crise econômica–, explica.

Quando o assunto é estabilidade no emprego, os chilenos são os mais receosos da região (44%), seguidos por colombianos e mexicanos (41%). No Brasil, o índice é de 35%.
No quesito saúde, os latino-americanos mais preocupados são os brasileiros (16%) e chilenos (15%). Na outra ponta do ranking estão argentinos e venezuelanos, com 7% e 6%, respectivamente.

A preocupação com a educação e/ou sustento dos filhos no próximo semestre também foi apontada como fator de primeira ou segunda maior preocupação dos brasileiros. Segundo a análise, a questão do ensino dos filhos é motivo de inquietação para 19% dos consumidores do País, índice pouco maior que a média da região (17%).

Salvem o planeta – O aquecimento global tira a tranquilidade de 9% dos brasileiros, o índice mais alto entre todos os países consultados. Venezuelanos (7%) e colombianos (6%) também estão mais preocupados que a média global (5%). Riscal explica que a essa preocupação praticamente se manteve na comparação com a última pesquisa realizada, em que 10% dos brasileiros estavam preocupados com o tema. A média global também ficou estável, com 4%.

Comida para todos – 16% de venezuelanos e argentinos estão reticentes em relação ao preço dos alimentos no próximo semestre. A questão também foi citada 14% dos mexicanos, 11% dos chilenos, 10% dos colombianos e 8% dos brasileiros. A média da região foi de 11%.

Economia em crise – A instabilidade econômica que vem desde meados do segundo semestre de 2008 parece não deixar os brasileiros muito assustados. Apenas 23% dos brasileiros de mostraram preocupados com o tema, número inferior ao da região, que teve média de 26%. Os latino-americanos mais preocupados nesse sentido são os colombianos, com 34%. Os menos preocupados são os chilenos, com 18%.

SOBRE THE NIELSEN COMPANY (www.br.nielsen.com)
The Nielsen Company é uma empresa global de informações e mídia com posições de liderança na indústria de informações de mercado e consumidor, televisão, inteligência on-line, mensuração de telefonia celular, feiras e eventos e publicações comerciais (Billboard, The Hollywood Repórter e Adweek). De controle privado, com sede em Nova York (EUA), está presente em mais de cem países.
Para mais informações, acesse www.br.nielsen.com ou www.nielsen.com.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos