A Pirelli traz das pistas do Campeonato Mundial de SuperBike da FIM, para o qual é fornecedora oficial há 15 anos, o novo pneu multicomposto e multiuso – Diablo Rosso Corsa II, totalmente desenvolvido nas corridas e feito para uso em estradas e pistas. O modelo do pneu surgiu em 2010, mas a evolução das motocicletas exigiu a evolução dos pneus.
Para este novo pneu, a Pirelli considerou que as motos atuais ganharam com a eletrônica e os controles de tração e ABS em curvas trouxe ganhos desempenho que permitem aos motociclistas que gostam da esportividade maior ousadia na pilotagem, e isso inclui a confiança nos pneus da moto. E a Pirelli escolheu “Aceite inclinações mais agressivas” como slogan do novo Diablo Rosso Corsa II.
O desenvolvimento do novo pneu exigiu dos engenheiros uma nova solução tecnológica, com o uso de compostos diferentes criteriosamente posicionados ao longo do perfil do pneu. O trabalho de desenvolvimento permitiu aumentar a aderência na roda dianteira nas curvas e na frenagem em inclinação e a aderência da roda traseira com ângulos maiores de inclinação do meio para a saída da curva. O resultado é um pneu muito seguro e confiável para uso nas estradas ou em “track-day” em todas as condições.
O Diablo Rosso Corsa II é o primeiro pneu multicomposto para motos que adota uma solução de dois compostos em três áreas diferentes do pneus dianteiro e um composto triplo no traseiro distribuído em cinco zonas. Pensado para pilotos de motocicletas de desempenho médio-alto e que apreciam a esportividade, a exigência é de um pneu de aquecimento rápido, agilidade, aderência acima da média e desempenho consistente, com grande capacidade de aderência em todas as condições climáticas e de inclinação da moto.
Pirelli multicomposto
Para o pneu traseiro foi desenvolvida uma nova combinação de compostos para uso em estradas e pistas. Ele é dividido em cinco áreas com três compostos diferentes usados para oferecer a melhor performance em todos os ambientes. Confira algumas características:
- Composto central tem alto conteúdo de sílica para dar melhor estabilidade, menor desgaste e mais rendimento quilométrico;
- Composto intermediário tem uma formulação de 100% sílica para oferecer melhor aderência química, apoiados por um composto mais duro no substrato para garantir estabilidade e precisão nas curvas de média inclinação;
- Composto nos ombros é 100% negro de fumo (substância resultante da queima irregular de derivados de petróleo) com alto grau de histerese que transforma compressão em calor, fornecendo aquecimento rápido e aderência otimizada com qualquer carga.
- No pneu dianteiro o composto central usa 100% sílica no centro da banda de rodagem, com aderência química tanto em superfícies secas quanto molhadas, além de manter a estabilidade;
- Os ombros do pneus dianteiro é 100% negro de fumo, o que proporciona ângulos de inclinação típicos de um produto para pista, com aderência lateral e força nas curvas.
Com todas estas características de um pneu para uso em alta performance, onde são admitidas velocidades consideravelmente mais altas em inclinação, ser capaz de absorver forças dinâmicas maiores e grande nível de stress é mandatório para o Pirelli Diablo Corsa II. Por isso a empresa utilizou uma nova estrutura com rigidez estrutural ligeiramente maior em comparação com seu antecessor para se adaptar perfeitamente às tensões sem perder o conforto.
Para permitir que os pilotos explorem todo o potencial do novo pneus, foi adotado um revestimento de fibra liocel de alto módulo no pneu traseiro, que é um revestimento com uma taxa de deformação significativamente menor que as fibras normalmente usadas em pneus de rua. O revestimento de fibra liocel de alto módulo é um tecnologia exclusiva patenteada pela Pirelli desenvolvida através da participação no Campeonato Mundial de SuperBike da FIM. A combinação das estruturas dos pneus dianteiro e traseiro funciona bem com os sistemas de controle eletrônico mais modernos, assegurando confiança e controle ao piloto.
O lançamento deste modelo completa a ampla gama de pneus disponíveis para as motos dos segmentos premium do mercado brasileiro e para a Pirelli representa um grande avanço para liderar também o segmento de pneus para motos esportivas. O Diablo Rosso Corsa II está disponível no Brasil a partir deste mês de agosto em sete medidas, uma para o pneu dianteiro e seis para o traseiro.