Publicidade

No final de março, a Metzeler lançou o Karoo 4, pneu de uso misto que vem substituir o consagrado Karoo 3, lançado em 2012. Ele chega ao exterior prometendo muito mais tecnologia, segurança e durabilidade. A data de lançamento no Brasil e seu preço por aqui ainda não foram divulgados.

Como é o pneu Metzeler Karoo 4

Segundo a Metzeler, o Karoo 4 promete melhor aderência no molhado, melhor tração em terrenos instáveis (como lama e areia), ajudando nos sistemas eletrônicos das motos como abs e controle de tração. Com uma proposta 50/50, ele se encaixa entre o Karoo Street (70%asfalto e 30% off road) e o Karoo Extreme, pneu mais off road da família – e que não achamos disponível no Brasil ainda.

novo pneu karoo 4

Destinado a big trails e scrambler, o Karoo 4 é o novo pneu da Metzeler. Modelo substitui o Karoo 3 e tem proposta ’50/50′

Outra promessa do produto é na quilometragem. De acordo com a marca, o novo pneu Karoo tem longevidade superior ao antecessor, que em nossos testes durou aproximadamente sete mil quilômetros.

Publicidade

 

Desenho 50/50

O novo desenho proporciona melhor contato com asfalto, com espaçamento menor entre os sulcos e cravos nas laterais intercalando com os centrais, causando menor impacto no piso em comparação com o Karoo 3. Assim, também deve transmitir menor vibração e ruído.

O desenho da ranhura do centro do pneu ajuda com o escoamento da água e o desenho na área central colabora com a tração em pisos mais arenosos, onde se acumulam no centro e saem pelas laterais autolimpantes.

 

Publicidade

O novo pneu da Metzeler ainda traz a tecnologia Dymatec (Dynamic Mould Angle Tecnology) que possui ângulos das paredes variáveis que dependendo da sua posição na banda de rodagem ajuda a manter o desgaste por igual. Dessa forma, o aumenta o tempo de duração sem que ele gaste por desigual.


Composição

O pneu dianteiro possui um único composto mais duro para aumentar o tempo de vida útil e ser mais resistente a abrasão, rasgos e furos. O traseiro tem dois compostos, um mais rígido na banda de rodagem e nas laterais um composto mais macio com 20% sílica. Trazendo assim um melhor comportamento térmico no on road e maior durabilidade.

Publicidade

A nova borracha adota a tecnologia Metzeler MRC, que apresenta diferentes perfis desde a faixa central até a área do ombro. Isso aumenta a facilidade de manuseio, melhora a tração e a estabilidade, mesmo sob carga total. Segundo Metzeler, ele possui uma construção diferente do antigo Karoo 3 deixando assim ele mais leve e melhorando a pilotagem.

Medidas do pneu Karoo 4

O Karoo 4 está disponível em diferentes medidas para atender as principais big trail e scrambler do mercado, desde as 800 até as 1250 cilindradas, que buscam melhor performance principalmente no off road.

Dianteiro
90/90 – 21 M/C 54Q M+S TL
110/80 R 19 M/C 59Q M+S TL
120/70 R 19 M/C 60Q M+S TL

Traseiro
150/70 R 18 M/C 70Q M+S TL
150/70 R 17 M/C 69Q M+S TL
170/60 R 17 M/C 72Q M+S TL

Veja também:

 

Quando o Karoo 4 chega ao Brasil?

A fabricante ainda não informou quando o novo pneu Karoo 4 chega ao Brasil. A expectativa é que o lançamento ocorra em breve, pois o antecessor Karoo 3 faz grande sucesso por aqui, especialmente por unir preço atrativo e composto mais macio, que grudava no on road e dava um belo grip.

Esperamos que a novidade chegue por aqui ainda no primeiro semestre. Estamos curiosos para verificar as qualidades informadas pela fabricante e veículos de imprensa no exterior da sua total eficiência.

Ricardo Kadota (Rock)
@rock_sp_motociclista -> Amante das duas rodas desde muito cedo! Mototurista que curte uma boa estrada e as amizades que ela traz. Apaixonado por aventuras e sem noção de kilometragem.