Sempre envolto por polêmicas, Nelson Piquet é uma das grandes personalidades do esporte brasileiro. Piloto talentoso e gênio dos motores, conquistou o tricampeonato na Fórmula 1 numa época em que ser ‘apenas’ um piloto excepcional não bastava, era preciso entender de mecânica, conhecer profundamente seu carro e os regulamentos que mudavam drasticamente entre um ano e outro. E o brasiliense também tem um histórico com motos.
Apesar do temperamento explosivo e pouco previsível, ele se juntou com a Honda, conservadora, para criar uma das motos mais raras e desejadas da história do mercado brasileiro. Estamos falando da cobiçada Honda CB 450 Nelson Piquet, uma verdadeira peça de colecionador nos dias de hoje.
A Honda e Nelson Piquet
Diferente de hoje, o Brasil era uma grande potência na F1 dos anos 1970 e 1980. E Nelson Piquet era um dos nossos principais nomes na categoria máxima do automobilismo, onde a Honda já investia pesado no desenvolvimento de motores.
Piquet foi campeão em 1981 e 83 (pela equipe Brabham, movida pela BMW) e era assediado por diferentes times, pois além de ótimo piloto participava ativamente do desenvolvimento dos motores – o que lhe ajudou a ser o primeiro a faturar um título com um motor turbinado, inclusive. E foi neste contexto que ele migrou para a Williams, que já usava propulsores da Honda há dois anos, em 1986. O resultado você já deve imaginar.
Com 10 pódios em 16 provas, o título só não veio ainda em 86 pela soma de diferentes detalhes, incluindo sucessivos problemas com os pneus Goodyear. Ao final, o brasileiro ficou em terceiro, há 5 pontos do campeão. No ano seguinte as arestas foram ajustadas e a parceria Piquet, Williams e Honda foi esmagadora: 11 pódios e 3 vitórias em 16 corridas, além dos 7 pódios (e 6 vitórias) do colega de equipe Nigel Mansell. Assim, Nelson cravou seu terceiro – e último – título mundial.
A rara moto de Nelson Piquet
Vamos voltar para 1986. A Honda estava animadíssima com a inclusão de Nelson Piquet no time e era evidente que essa parceria traria ótimos frutos (o que acabou rolando no ano seguinte, com um título e 9 vitórias em 16 oportunidades). Então era preciso comemorar. Que tal criar uma moto especial?
A ideia foi adiante e tomou como base a CB 450 Esporte, grande sucesso da marca e lançada em 1983. Surgia assim a CB 450 Nelson Piquet, motocicleta com visual exclusivo criada em homenagem ao (então) bicampeão mundial e melhor piloto brasileiro do momento para celebrar sua recém-firmada parceria com a Honda, maior fabricante de motos do país.
Mas por que a moto era especial? Seu diferencial estava no visual. Ela trazia as mesmas cores do carro usado por Piquet na equipe Wiiliams-Honda e tinha direito à assinatura do piloto na tampa lateral. Já as rodas e suspensões eram pintadas em preto, para reforçar o ar de esportividade. Quer mais? Ela tinha como acessório um capacete para combinar com o conjunto! Já o motor era idêntico ao da CB padrão, com dois cilindros em linha, 447 cm³ e 43,3 cv de potência.
E por que é uma moto rara? A Honda produziu o modelo apenas por dois meses, fabricando somente 317 unidades da moto de Nelson Piquet. Para comparação, a CB 450 ‘padrão’ comercializou mais de 20 mil unidades entre 87 e 94. As trezentas motocicletas em homenagem ao piloto venderam rapidamente e logo se tornaram peça de colecionador.
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Onde encontrar uma moto CB 450 de Piquet
Raras, cobiçadas e caras, as CB 450 de Nelson Piquet viraram produtos em extinção. Felizmente, a Honda mantém uma unidade em impecável estado de conservação para ser contemplada por todos amantes das duas rodas.
Quem quiser ver a rara moto de Nelson Piquet de perto pode fazê-lo no Honda Fan Club (o ‘museu da Honda‘), em Indaiatuba (SP), onde está exposta. Aliás, há várias outras motos incríveis para admirar lá. O local abre ao público em sábados e o acesso é gratuito.