Eventos Por motonline 04/03/2013 22:09 (há 12 anos).

A Ponte Rio-Niterói, um dos mais famosos monumentos da engenharia nacional, completou 39 anos na última segunda-feira (4/3). Para comemorar a data, os painéis eletrônicos da rodovia divulgaram mensagens alusivas ao aniversário durante o dia todo.

 

Ponte Rio-Niterói completa 39 anos

Inaugurada em 1974 com nome oficial de Ponte Presidente Costa e Silva, é uma das maiores pontes do mundo, com seus 13 quilômetros de extensão e até 72 metros de altura no trecho do vão central. Cerca de 150 mil veículos transportam, diariamente, mais de 400 mil pessoas na principal ligação entre Niterói e a Capital.

Simulações curiosas produzidas pela concessionária do pedágio confirmam a grandiosidade da Rio-Niterói. Trata-se de exercícios estatísticos, mas os resultados chegam a ser impressionantes.

Desde a inauguração até janeiro de 2013, por exemplo, já teriam passado pela Ponte cerca de um bilhão e meio de veículos, transportando mais de 3 bilhões e 900 milhões de pessoas. Isso significa que, todos esses veículos enfileirados dariam 149 voltas na Terra ou cobririam 15 vezes a distância entre o nosso planeta e a Lua, enquanto que mais da metade da população mundial já teria cruzado a Ponte. Todas essas pessoas lotariam nada menos que 43 mil Maracanãs; de mãos dadas cobririam 20 vezes a distância entre a Terra e a Lua, ou dariam 194 voltas ao mundo.

Ainda é uma construção superlativa: uma das maiores pontes do mundo em volume espacial (área construída), a maior estrutura protendida das Américas (centenas de quilômetros de cabos de aço esticados no interior da estrutura), o maior vão em viga reta construído pelo homem (o vão central de 300 metros de comprimento). Poucos trechos rodoviários no mundo possuem tantas tecnologias e equipamentos de sinalização e controle de tráfego concentrados em apenas 13 quilômetros como na Rio-Niterói.

A concessionária do pedágio desenvolveu alguns projetos que constituíram novas contribuições de engenharia para o monumento, tais como o Sistema ADS (Atenuadores Dinâmicos Sincronizados), desenvolvido em parceria com a Coppe / UFRJ, um sistema de molas e pesos instalado no interior da estrutura do vão central, para acabar com as oscilações da estrutura sob fortes ventos; e as baias suspensas, construídas nas rampas de subida do vão central, nos dois sentidos de direção, implicando no alargamento da ponte em alguns trechos.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos