Publicidade

A Haojue lançou sua nova motocicleta trail, DL 160, na China. O modelo tem visual inspirado nas grandes aventureiras V-Strom da parceira Suzuki. Agora vem a pergunta: seria essa novidade melhor que a on-off-road mais vendida do Brasil, a Honda Bros 160?

Haojue DL 160; Melhor que Honda Bros 160? 

Em termos de design, a Haojue DL 160 impressiona. O modelo tem suas linhas que remetem às motos trail de maior porte da parceira japonesa Suzuki. Um visual reforçado com o conjunto do farol, com lentes em feixe. Aliás, conjunto de iluminação full-LED.

Visual da DL 160 é inspirado nos mais recentes lançamentos da Suzuki, parceira de longa data da chinesa Haojue

Mas se o visual da japonesa é muito diferente da Honda Bros 160 brasileira, o motor nem tanto. A Haojue DL é movida por um monocilíndrico de 162 cm³ , com refrigeração a ar, que entrega 14,9 cv de potência e 8.000 rpm e 1,42 kgf.m de torque em 6.500 rpm. Números muito semelhantes aos da Bros e da DR 160 vendidas no Brasil.

Publicidade
Haojue DL

Iluminação full-LED, painel completo, ABS nas duas rodas e pneus de uso misto fazem parte do pacote. Motor entrega pouco menos de 15 cv

A transmissão também é semelhante entre os modelos, tem 5 velocidades. Contudo, o tanque da Haojue DL comporta apenas 13 litros de gasolina, menos que os 16 litros da Bros. Em termos de tipo de painel, tudo se iguala. Ambas têm visor digital de LCD, um redondo e outro quadrado – respectivamente. No entanto, a Haojue tem uma útil entrada USB para carregamento e muitas outras funções, incluindo contagiros, indicador de marcha engatada e computador de bordo.

Veja também:

Haojue DL tem painel digital e tomada USB

Publicidade

Nem tão trail assim…

No quesito ergonomia, Haojue DL difere mais da Honda Bros nacional. O banco da moto chinesa está posicionado a 795 mm do solo. Uma distância que, segundo a Haojue, pode se reduzir até 745,7 mm quando o condutor senta na moto. A Bros tem 836 mm de altura do assento.

A trail da Honda aqui no Brasil tem disco nas duas rodas, mas apenas com freio combinado (CBS). Já a moto chinesa tem ABS da Bosch, que atua em ambas as rodas. No entanto, a Haojue tem ambas as rodas de 17 polegadas. A Bros tem roda dianteira de 19 polegadas.

honda bros 160 branca

Menos equipada, a Bros é mais off road que a chinesa. Tem rodas maiores (e raiadas) e maior altura do solo, por exemplo

Por fim, quanto a suspensão, a DL tem garfo telescópico na frente e monoamortecedor KYB com 7 níveis de regulagem na traseira. Agora vamos ao preço!

Publicidade

Para o mercado chinês, a Haojue DL 160 chega por 14.680 yuans – valor equivalente a R$ 10 mil. A Bros no Brasil tem preço anunciado de R$ 18.686 – mas já é cotada na Tabela Fipe em R$ 22.187.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]