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Nesta semana a Triumph divulgou uma nova fase no desenvolvimento de sua primeira moto elétrica. No segundo episódio, a marca apresenta o motor e bateria do conceito TE-1, assim como já antecipa os primeiros esboços do design do modelo, inspirados na naked Street Triple 765.

TE-1, primeiro conceito elétrico da Triumph, avança para sua ‘segunda fase’. Moto tem visual inspirado na Street Triple 765

Triumph: primeira moto elétrica dá novo passo

A inglesa segue um caminho diferente de demais montadoras no desenvolvimento de sua primeira moto elétrica. Enquanto outras buscam criar todas as soluções internamente ou recorrem a uma empresa específica, a Triumph firmou parceria com outras três grandes instituições, todas do Reino Unido: Williams Advanced Engineering(sim, a mesma da F1), Universidade de Warwick e Integral Powertrain e-Drive.

Líderes do projeto diante dos novos motor e bateria da primeira Triumph elétrica

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O cronograma de trabalho prevê quatro fases até que a moto enfim chegue à sua versão final. A primeira ocorreu em 2019, quando foi anunciado o projeto e seus respectivos parceiros, e a segunda está acontecendo agora. A fabricante ainda não informou quando o último capítulo deve ser escrito ou a data em que sua primeira moto elétrica deve desembarcar nas lojas.

Projeto quer levar esportividade além do conceito visual. Para isso, mira na conhecida receita baixo peso + alta potência

Motor de quase ‘180 cv’

O novo motor elétrico é uma das atribuições da Integral Powertrain Ltd.’s e-Drive Division na colaboração. De acordo com as informações, foi criada uma usina compacta, dispensando tradicionais componentes pesados, com o dobro de densidade de potência estipulada pelo conselho automotivo do Reino Unido.

Bateria foi desenvolvida pela Williams e integra diversos componentes a fim de aliviar seu peso. Números, porém, não foram revelados pela marca

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Segundo o diretor técnico da Integral, Andrew Cross, estamos falando de 130 kW (ou quase 180 cv) de potência máxima. Além disso, o motor pesa apenas – inacreditáveis – 10 kg. Para o gestor, ‘isso proporciona um produto que é significativamente mais compacto e leve do que qualquer coisa atualmente disponível no mercado’.

Eis a unidade principal do motor da nova Triumph elétrica, com apenas 10 kg. Conjunto deve gerar mais de 170 cv de potência máxima

Bateria by Williams

A bateria também é totalmente inédita, desenvolvida especificamente ao projeto da Triumph. O equipamento teve seu layout desenhado para equilibrar as massas no chassi, considerando fatores como a capacidade de carga, potência e, claro, centro de gravidade. Para reduzir seu peso a bateria também integrou componentes. Apesar de não oferecer detalhes, como peso ou autonomia, a empresa afirma que o desempenho supera qualquer outra do mercado em termos de potência e densidade de energia.

Triumph quer ter uma versão ‘montável’ do modelo ainda em 2021, indicando que em breve, quem sabe já em 2022, o modelo deve chegar às concessionárias

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Quando a nova Triumph deve chegar ao mercado

Como dito, a Triumph estruturou o processo de desenvolvimento de sua primeira elétrica em quatro fases, devendo mostrar já na próxima uma versão muito próxima da moto que teremos nas ruas. Além disso, a companhia afirmou que quer ter uma moto ‘pronta’, que pode ser montada, ainda em 2021. Entretanto, isso não significa que teremos o produto final, tal qual encontraremos nas concessionárias. Este passo deve ser dado na sequência, ao longo de 2022.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza