Cartas Por motonline 05/04/2010 08:34 (há 15 anos).

Foto: Tony Foale Motorcycle frame analysis software.

Estou encantado por motos supermotard e as supernakeds chamadas popularmente de “street figther” . Tenho uma CB 450 e estava pensando em um projeto para colocar balança c/ monochoque, susp dianteira upsidedown, rodas de CBR450 com pneu 160 / 17 na traseira e 120 na dianteira. Minha pergunta é, modificar o diametro das rodas de 19 para 17 afeta a capacidade da moto de viajar? Velocidade Final? Consumo? No que isso afetaria a moto como um todo? Recomendas uma nova relação? Agradeço. Rafael, 24, Rio de Janeiro, RJ.

R: Bem complicado esse seu projeto Rafael. Na verdade acho que você deveria fazer ou mandar fazer um chassi inteiro. Adaptar suspensão mono num chassi bi-shock é impossível. Toda estrutura deve ser diferente, inclusive na ancoragem do motor. Uma frente up-side-down é mais fácil, desde que você encontre uma compatível com o peso de sua moto, e mesas que favoreçam uma geometria também compatível. Mais fácil, mas ainda assim bem complicado, ainda mais se for trocar rodas. Devem ser compatíveis com o peso e geometria. Medida de trail e rake. (ângulo de caster) que permita uma boa dirigibilidade. Acho que o ideal é manter tudo igual à original. Faça as suas medições e monte um conjunto que repita os valores principais de distância entre eixos, trail, rake e centro de gravidade. Complicado não? Boa sorte.

Foto: Tony Foale Motorcycle frame analysis software.

O projeto foi feito, entregue hoje, seguindo padroes e medidas de peso e entre eixos da minha moto. Como por exemplo usando-se rodas de cbr 450, upside down feito sob medida para uma CB500 e uma balança com suspenção mono da cb 450 tb. Os pneus adotados por ele foram de medida 110 na frente e 150 na traseira. A única parte que não entrei em detalhes foi a fixação do mono choque no chassi. Como a adptação física ainda nao foi concertizada gostaria que me desse uma luz com referencia especificamente ao monochoque no meu antigo chassi. Como o angulo que a mola deve ficar e coisas do tipo. Agradeço. Rafael.

R: Bom Rafael, se você já tem as medidas básicas do seu chassi, procure em fotos de revista um sistema que ofereça a estrutura necessária para sua suspensão. Repare que há na parte posterior do motor desse tipo de chassi um quadrado que suporta pelas suas laterais o eixo da balança e na sua parte superior, uma travessa chamada torre do amortecedor, com um ponto para a sua fixação no centro.
Por baixo da balança fica o mecanismo do link com suas bieletas, normalmente hoje em dia em posição horizontal.
Um bom exemplo é o da GS 500 da Suzuki. Você pode até utilizar as suas peças e fazer seu chassi com o mesmo tipo de estrutura, com as barras laterais sob o tanque que suporta o rolamento da direção. Um berço duplo seria o ideal mas você vai ter que verificar se mantem um bom acesso para o motor, coisa que no caso da Suzuki fizeram a barra esquerda desmontável. Hoje esse método não é mais utilizado pois gera trincas em pontos de maior flexão do chassi. Use placas desmontáveis que soltem o motor pela sua frente e laterais para que ele possa virar e sair do quadro, nem que seja necessário retirar o cabeçote para isso.
Procure um bom aço carbono tipo HT 4130 ou melhor ainda cromo molibdênio (usa-se em bicicletas de competição, mas é bem caro) Raynolds série 520 para seu projeto. Desenhe, corte todas as peças e contrate um bom soldador TIG para fechar o quadro.

Boa sorte e mantenha-nos informados de seu projeto, muito interessante.

Boa noite bitenca!
Não sei se vc recorda que pedi conselhos a respeito do meu projeto de uma CB450. Bem mudei um pouco o projeto e já está em andamento.

A frente usada foi a de CB500, rodas de GS500 com 3.5″ (pneu 150)na traseira e 3.0″(pneu 110) na dianteira. Adotei o sistema de freio dianteiro de Kawasaki ninja ZX9 na dianteira e de CB 500 na traseira. Adotei uma balança de CB500 com bichoque ainda. Minha dúvida bitenca é sobre a largura maxima de pneu traseiro. Uma roda com 3.50″ aceitaria um pneu 160 de GSXF750? E outra coisa, em uso normal minha moto não fuma, funciona perfeitamente como uma sinfonia. Mas existem momentos que exigo muito dela andando constantemente com o motor cheio ou em calor muito intenso, e ela começa a fumar. Não fuma como uma CG prester a bater motor, mas é uma coisa perceptivel. Existe algo que vc possa me orientar a ver no motor? pois acredito não ser anel de segmento.

R: Não Rafael, o mínimo é 4.00″. A faixa de utilização desse pneu é em aros de 4.00 a 5.00 polegadas de largura, porém é conveniente usar o centro da faixa de utilização, que é 4.5″.
Quanto ao motor, a fumaça deve ser proveniente dos anéis sim, a única outra hipótese seria vazamento pelas guias de válvulas mas nesse caso apareceria mais fumaça no momento da partida do motor. Abraços,

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos