A chinesa QJ Motor trabalha em nova esportiva neste início de 2025. A marca que tem modelos montados e comercializados em parceria com a Shineray, deverá chegar forte no Brasil. Modelos urbanos e até esportivos são esperados. Ultimamente, um protótipo de uma esportiva foi testada. E diretamente nas pistas!
QJ Motor trabalha em nova esportiva
A QJ Motor deverá aos poucos colocar suas motos em terras brasileiras. A primeira delas, lançada no final do ano passado é street TRX 250, que foi “rebatizada” pela sua Shineray como 250F “Flash”. Até onde sabemos essa parceria deverá acontecer ao longo de 2025 com outros modelos previstos, incluindo esportivas, acima de 400cc.
Um modelo que está praticamente confirmado, é a naked SRK 400. Segundo um comunicado da Shineray, os modelos até 300 cilindradas terão seus nomes modificados e serão comercializados usando a marca Shineray. Já os modelos acima das 300 cc deverão ter seus nomes originais preservados. Em outras palavras, caso os modelos da QJ Motor acima de 400 cilindradas cheguem por aqui, serão conhecidos por seus nomes originais.
Isso nos faz sonhar mais alto. Um bom exemplo são as super esportivas, como a SRK 800 RR. Neste inicio de ano, a QJ Motor está testando um novo modelo para substituir a SRK 800 RR em uma competição oficial europeia. Os primeiros testes aconteceram no Circuito de Jerez, na Espanha.
A QJ Motor, compete com equipe própria na WorldSSP Challenge, e o protótipo está em estado tão avançado que deverá substituir a SRK 800 RR, que correu ano passado. O WorldSSP Challenge é um campeonato a parte que acontece junto com o evento oficial de SuperBike (Supersport), somente em continente europeu.
Apesar de ser dona da italiana Benelli, a QJ montou uma equipe com a marca chinesa para disputar a competição europeia. E agora com o novo modelo, pretende algo mais que apenas “participar” das corridas.
O novo modelo deverá ser mais leve e usar um motor de 650cc. Segundo as primeiras publicações em sites especializados europeus, o protótipo apesar de estágio adiantado, ainda não tem um nome definido. Mas de acordo com os depoimentos animados dos pilotos, isso não deverá demorar a acontecer.
Desafio para esportivas tradicionais
Como já dissemos, a configuração do novo modelo permanece em segredo. Apenas se sabe que o motor é de 650cc. Mas se pegarmos os dados que temos da SRK 800 RR, já podemos ter uma base de quão competitivo vai ser a nova futura esportiva da QJ Motor.
A SRK 800 RR atual tem motor de quatro cilindros em linha de 778 cc, que entrega 102 cv a 10.000 rpm e torque de 7.8 kgf.m a 8.500 rpm. Seu preço inicial é de 8.800 euros, cerca de R$ 54 mil em conversão direta atual.
Em termos de comparação de preço, a Yamaha R7, com 689cc e 73,4 cv, é vendia na Inglaterra por 8.916 Libras, o que em conversão direta atual, equivale a R$ 65.800. Indo um pouco mais além, a Panigale V2 com seus 890 cc e 120 cv, é vendida em Portugal por 17.410 Euros. Em conversão direta atual, o preço chegaria a R$ 108 mil.