Atualmente, qual a melhor moto de 150 a 160 cc do Brasil? Responder essa pergunta está cada vez mais difícil, pois, felizmente, uma série de lançamentos têm chegado ao país recentemente para acirrar a concorrência. Mas estamos aqui para ajudar.
Aliás, este é o segmento responsável pelo maior volume de vendas do Brasil, com representantes em diversas categorias, especialmente street e trail. Agora, com a chegada da Yamaha R15, as esportivas também querem seu espaço. Deixando de lado as aventureiras, separamos algumas das 150 e 160 de maior sucesso no país. Compare preços, propostas e itens de série abaixo.
1 – Yamaha R15 – Moto de 150 cilindradas
A pequena YZF R15 é um lançamento recente, apresentado no mês passado. Busca ser uma opção além do óbvio no segmento, uma esportiva urbana. Sua inspiração em máquinas como a R1 vai muito além do visual e também promete agradar pela ficha técnica e itens de série.
Isso porque a novidade tem motor arrefecido a líquido, de 1 cilindro e 4 válvulas, que trabalha com câmbio de 6 marchas com embreagem assistida e deslizante. A potência total é de 18,8 cv e o torque, de 1,5 kgf.m.
Na tecnologia, o modelo tem farol e lanterna em LED, freios ABS nas duas rodas e painel LCD completo, com shift light e computador de bordo. Na construção, destaque ao chassi deltabox, carenagem desenvolvida em túnel de vento e balança em alumínio. Para fechar o pacote, tem preço agressivo: R$ 18.990.
2 – Honda CG 160 Titan
A CG 160 não tem luzes em LED, painel completo, suspensão monoamortecida ou freios ABS, mas possui números de vendas inalcançáveis. Só em 2022 foram mais de 380 mil unidades comercializadas no país, mérito da imagem de ‘moto pau para toda obra‘ que o modelo construiu por aqui ao longo dos últimos 47 anos.
A versão topo de linha é a CG 160 Titan, com pintura exclusiva. Seu motor arrefecido a ar tem 162,7 cm³, e entrega 15,1 cv e 1,54 kgf.m. No entanto, tem a vantagem de ser flex, rodando com com gasolina ou etanol em qualquer proporção.
No conjunto, estão rodas de liga leve de 18 polegadas, suspensão com garfo telescópico convencional e dois amortecedores na traseira, com ajuste de pré-carga. Os freios são combinados (CBS). Ou seja, uma moto para quem busca simplicidade. O preço sugerido é de R$ 15.810, mas nas lojas ela costuma ultrapassar os R$ 19.250 (Fipe).
3 – Moto 150 Yamaha, FZ 15
A Yamaha tem criado um verdadeiro exército na baixa cilindrada, com várias opções de motos 150 à venda no país. Possui modelos simples para encarar a CG (como a Factor 150) e outros mais refinados, como a nova R15. E a FZ 15, lançada em 2022.
Já conhecida no exterior, a FZ aposta numa pegada ‘premium‘ ao adotar itens comuns apenas em motos maiores. Tem farol com canhão em LED e DLR, rodas aro 17″, suspensão traseira monoamortecida e com link, freios ABS, painel (quase) completo, suspensão dianteira com tubos de 41 mm e lanterna em LED.
Já seu motor 150 é o mesmo Yamaha visto nas Factor, YS Fazer e Crosser. Um propulsor que entrega 12,4 cv de potência e 1,3 kgf.m de torque, bicombustível. Na Tabela Fipe o modelo é cotado em R$ 19.132.
4 – Bajaj Dominar 160
Nem só de Honda e Yamaha vive o segmento das motos pequenas no Brasil. A Bajaj chegou ao país no fim de 2022, trazendo a Dominar 160 como sua opção mais acessível. Assim como a Yamaha, uma moto bem equipada.
A Dominar tem ABS na dianteira, disco nas duas rodas, suspensão traseira monoamortecida, lanterna em LED, rodas 17″, além de banco em dois níveis. Uma exclusividade está na suspensão dianteira invertida.
Outro ponto positivo está no motor arrefecido a ar e com radiador de óleo, que alcança 17 cv e oferece 1,488 kgf.m de torque – porém, movido apenas a gasolina. Seu preço é bastante convidativo. Segundo a tabela Fipe, o modelo da marca indiana costuma ser encontrado nas lojas por R$ 17.376.
Veja também:
- Nova lei 2023: veja as motos que não precisam de habilitação
- 5 Motos lançadas no Brasil, mas que você não pode comprar!
5 – Haojue DR 160
Quer mais uma opção de moto 150 bem equipada e com visual esportivo? A Haojue DR 160 é uma street que merece ser lembrada, pois desde 2020 investe no nicho das ‘pequenas premium‘ por aqui.
Para enfrentar a concorrência, tem exclusividades como a iluminação full LED. Também aposta na suspensão dianteira invertida, traseira monoamortecida, painel digital completo e freios a disco, combinados. Para reforçar o design esportivo, tem banco bipartido e spoiler no motor.
O motor da Haojue DR 160 é um monocilíndrico, arrefecido a ar, de 162 cm³. Alimentado por injeção eletrônica, gera 15 cv de potência e 1,43 kgf.m de torque, movido apenas a gasolina. Segundo a tabela Fipe, uma DR 160 custa aproximadamente R$ 20.271 nas lojas.