Publicidade

Quarteto Popular

Confira as primeiras impressäes de pilotagens dos modelos da Dafra Motos, em Manaus (AM): Super 100, Speed 150, Kansas 150 e Laser 150

Em sua avant premiŠrŠ, a Dafra Motos, empresa do Grupo Itavema, apresentou … imprensa os quatro modelos populares – de 100 a 150 cmü -, que serÆo comercializados a partir deste mˆs em todo o territ¢rio nacional. Os consumidores poderÆo optar entre duas motos street (Super 100 e Speed 150), uma custom (Kansas 150) e um scooter (Laser 150). Os pre‡os, bastante competitivos, variam entre R$ 3.290,00 e R$ 5.990,00. Ainda este ano a mais nova montadora brasileira deve lan‡ar uma custom de 250 cmü, al‚m de quadriciclos.
Os primeiros contatos com as motocicletas aconteceram no Kart¢dromo de Manaus (AM). Em comum, os modelos trazem tecnologia chinesa, partida el‚trica, bom n¡vel de acabamento e pneus Pirelli, que ajudam a qualquer produto ter mais equil¡brio, aderˆncia e, conseqentemente, dirigibilidade. Um ponto negativo ‚ a espuma utilizada nos bancos das motos, j  que poderia ter maior densidade.
Em resumo, os produtos estÆo dentro dos padräes exigidos pelo consumidor brasileiro. Mas a marca tem ainda muito a evoluir. Confira agora as primeiras impressäes de pilotagem realizada nos quatro modelos da Dafra Motos, uma empresa de a‡äes arrojadas que, com certeza, veio para mexer com o mercado de duas rodas.

Super 100 – A motinho de entrada da Dafra tem, aparentemente, um conjunto mais equilibrado que sua principal concorrente, a Sundown Hunter 100. O design retr“, que lembra os modelos de baixa cilindrada dos anos 60, aliado a uma mecƒnica bastante simples, faz desta moto uma das mais baratas do Brasil: R$ 3.290,00. O modelo pode ser adquirido em 39 parcelas de R$ 125,00. Divertida de se pilotar, a Super 100 ‚ uma boa op‡Æo para quem quer ter mais independˆncia e liberdade para ir ao trabalho ou a faculdade. Destaque para o motor monocil¡ndrico de comando simples no cabe‡ote, que gera uma potˆncia m xima declarada de 6,2 cv. Para um melhor rendimento do propulsor (mecƒnica Lifan) de 97,2 cmü, a Super 100 est  equipada com cƒmbio rotativo e seqencial de quatro marchas, popularizado pela Honda C100 Biz. Por‚m, a modelo Dafra conta com sistema de embreagem. Na parte cicl¡stica, receitas pra l  de tradicionais: garfo telesc¢pico e duplo amortecedor traseiro. Em fun‡Æo de sua proposta 100% urbana, o conjunto d  conta do recado. J  os freios poderiam ser um pouco mais eficientes. A sugestÆo seria a introdu‡Æo de um disco na dianteira. Para transportar pequenos objetos, a Super 100 conta ainda com um pequeno bagageiro.

Publicidade

Speed 150 – O modelo ser  o “carro-chefe” da Dafra. Segundo a empresa, a Speed representar  40% do volume de vendas da marca em 2008. Com pre‡o sugerido de R$ 4.990,00 (ou 39 X de R$ 189,00), esta street ‚ completa: freio a disco, partida el‚trica, rodas de liga-leve aro 18″, al‡as para o garupa emborrachadas, bagageiro e escape esportivo. Outro destaque ‚ o completo painel de instrumentos: com fundo branco, traz veloc¡metro, hod“metro (total e parcial), rpm, marcador de combust¡vel e luzes-espia. Em fun‡Æo do desenho do tanque, o piloto se encaixa bem na Speed. Nas curvas mais fechadas o motociclista deve tomar cuidado, j  que o pedal de freio raspa no asfalto. Com rela‡Æo ao desempenho da moto, falta um pouco de potˆncia e torque ao motor Lifan de 149,4 cmü, que gera potˆncia m xima declarada de 13,2 cv (s¢ para comparar, a Yamaha YBR 125 tem 12,5 cv). O desempenho dos freios est  bastante compat¡vel com sua proposta urbana. J  o conjunto de suspensäes absorve as irregularidades do piso com propriedade.

Kansas 150 – Finalmente uma autˆntica custom de baixa cilindrada. Em um primeiro olhar, a moto agrada por suas linhas cl ssicas e ao mesmo tempo modernas (‚ s¢ olhar para a bem resolvida rabeta). Confort vel e f cil de pilotar, o motociclista se sentir  muito … vontade no modelo urbano com proposta estradeira. A moto traz v rios diferenciais: banco em dois n¡veis, rodas de liga-leve e freio a disco. Pelo porte da Kansas, o piloto tem a sensa‡Æo de estar em uma moto maior. Para aumentar o conforto, as pedaleiras poderiam estar posicionadas mais … frente. Com pre‡o sugerido de R$ 5.590,00 (39 X R$ 215,00), a mini custom recebeu motor com tecnologia Zongshen de 149,5 cmü, que gera uma potˆncia m xima declarada de 13,1 cv. Neste primeiro contato, o propulsor trabalhou dentro do esperado para um modelo deste porte e cilindrada, ideal para o dia-a-dia como tamb‚m para viagens curtas. Destaque para o trem dianteiro: freio a disco ventilado e suspensÆo da grife Showa. Na traseira, freio a tambor e duplo amortecedor. Para quem quer se diferenciar na multidÆo, a Kansas est  muito bem equilibrada. Enfim, uma grata surpresa.

Laser 150 – Com design arrojado e transmissÆo autom tica CVT, o scooter ‚ o produto mais caro da linha Dafra – R$ 5.990,00 (ou 39 x R$ 225,00). Na mesma faixa de pre‡o est  o l¡der de vendas do segmento, o Suzuki Burgman 125. Por isso, o Dafra Laser 150 ter  um dif¡cil missÆo pela frente. Como destaque, o modelo tem disco na roda dianteira, rodas de liga-leve de aro 13″ e lanternas integradas … “carroceria”, al‚m do conjunto ¢ptico dianteiro formado por dois far¢is. Sob o banco h  um pequeno espa‡o para pequenos objetos. L  nÆo cabe um capacete, mesmo sendo aberto. Na pista de testes de Manaus, o modelo se mostrou f cil de pilotar e oferece bom ƒngulo de inclina‡Æo, apesar da falta de torque e potˆncia. O motor de mecƒnica Loncin – 149,6 cmü e 11,5 cv – poderia oferecer melhor rendimento. No popular, ficar mais esperto, com respostas mais r pidas. Apesar das rodas pequenas, as suspensäes absorvem bem os impactos. J  o sistema de freios do scooter da Dafra poderia ser mais “nervoso” e eficiente.