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Nesta semana, a Honda celebrou um marco invejável. Um de seus modelos mais populares atingiu a cifra de quatro milhões de unidades produzidas. Estamos falando da Biz, um sucesso incontestável desde seu lançamento, em 1998.

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A marca de quatro milhões de unidades produzidas em Manaus (AM) coroam o sucesso que a Biz demonstra nas ruas desde 1998

A Brazilian’s Cub surgiu como substituta da C-100 Dream, a primeira cub da marca no Brasil. Como o nome sugere, foi desenvolvida especialmente ao nosso mercado e trouxe consigo uma série de pequenas inovações.

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Entre elas algo tão simples quanto funcional, que acabaria se tornando marca registrada do modelo. Foi a primeira cub do mundo espaço sob o assento para acomodar o capacete e pequenos objetos. Relembre a história do modelo e entenda alguns porquês do seu sucesso.

Honda Biz: econômica, prática, moderna

O conceito CUB surgiu em 1958, no Japão, e significa Category Upper Basic – categoria básica superior. Suas representantes são motos leves, econômicas e que priorizam a facilidade de condução. Naturalmente, são os valores por trás do desenvolvimento da ‘nossa’ Biz.

Primeira CUB da Honda no país, a Dream precedeu o sucesso da Biz. Foi vendida de 1992 a 1997

O consumidor não conseguiu indiferente diante do modelo. Seu visual de linhas suaves e arredondadas era moderno para a época e bem diferente da antecessora Dream. Já a comodidade ganhava pontos com o bagageiro sob o assento e câmbio rotativo com embreagem semiautomática, que dispensava a necessidade da mão esquerda para trocar as marchas.

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Simpática, leve, econômica e repleta de comodidades. Não demorou para Biz se tornar um sucesso no Brasil – e com a paleta de cores ‘à la’ anos 1990

Outra novidade estava no tamanho das rodas, com aro 17 na frente e 14 atrás. Assim possibilitou a instalação do compartimento sob o banco à medida em que também preservou a ciclística ‘de moto’ da Biz, distanciando ela dos scooter. O motor, herdado da Dream, era outro destaque. Robusto e econômico, conseguia médias de consumo acima dos 40 km/litro.

A Biz+ era a versão topo de linha da primeira geração do modelo

Biz 125 surge em 2005

A primeira grande atualização aconteceu em 2005, com o lançamento da Biz 125. Em 2009 foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber injeção eletrônica PGM-FI, tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível.

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Segunda geração surgiu em 2005, com o bem-vindo motor de 125 cilindradas

Em 2011, o modelo ganhou versão Flex e a capacidade do tanque aumentou de 4 para 5,5 litros. No ano seguinte foi lançada a Biz 100, como opção de entrada, numa versão mais simples e menos potente da 125. Em 2016, a versão de entrada é atualizada com o motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i.

Em 2009 a Biz recebeu injeção eletrônica e dois anos depois passou a ser Flex. Em 2016, a 100 retornaria como versão de entrada à família

Quarta geração chega em 2018

Para comemorar os 20 anos de sucesso de vendas, a cub recebeu uma nova geração em 2018. A cub recebeu novo grupo ótico frontal, freios CBS, painel digital, ampliação do espaço sob o assento e, ainda, inédita tomada 12V.

Tomada 12v e painel painel digital chegaram na mais recente atualização do modelo, que foi estrela no Salão Duas Rodas 2017

A Biz ganhou também um novo gancho retrátil para transporte de bolsas, sacolas ou mochilas na face posterior do escudo frontal, cujo desenho permite travamento que impede os itens se desprendam em movimento. Já o painel recebeu a função ECO-LAMP, luz alerta que avisa o condutor quando o estilo de pilotagem é o que melhor contribui para a economia de combustível.

Gerente comercial da Honda, Alexandre Cury posa ao lado da atual geração da cub

Os motores foram mantidos. Tratam-se de dois conjuntos de um cilindro, arrefecidos a ar e dotados de injeção PGM-FI (bicombustível na Biz 125i e gasolina na Biz 110i) empurrados por câmbio semiautomático de 4 velocidades. Na Biz 110i a potência é de 8,3 cv com torque de 0,89 kgf.m enquanto que na Biz 125i a potência é de 9,1 cv com torque de 1,01 kgf.m.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza