Publicidade

Com visual inspirado nas grandes esportivas da Yamaha, o lanรงamento da pequena R 15 surpreendeu o mercado brasileiro no ano passado. Mas os atributos do modelo vรฃo alรฉm do design baseado na lendรกria Sรฉrie R. Veja prรณs e contras do modelo que mandou bem no teste de primeiras impressรตes.

 

Afinal, a Yamaha R 15 รฉ boa?

O lanรงamento da R 15 aconteceu em junho de 2023 e as primeiras unidades chegam ร s lojas no fim do ano. Agora, enfim, o abastecimento ร s concessionรกrias estรก normalizado, o que aumenta a procura e interesse pelo modelo. Entรฃo, vale a pena comprar a pequena esportiva?

yamaha r 15 azul

A R 15 tem atributos para agradar os fรฃs de motos esportivas, mas tambรฉm quem busca ‘apenas’ uma urbana bem equipada

Publicidade

O modelo se destaca pelo nรญvel de construรงรฃo e ficha tรฉcnica. Tem chassi deltabox, balanรงa em alumรญnio, freios ABS nas duas rodas, painel completo e com shift light, luzes em LED.

Jรก o motor de um cilindro e 155 cmยณ tem arrefecimento a lรญquido e comando de vรกlvulas variรกvel VVA. Assim, entrega 18,8 cv de potรชncia mรกxima e 1,5 kgf.m de torque, 8.500 e 10.000 rpm. O cรขmbio รฉ de 6 velocidades e conta com embreagem assistida e deslizante. Ou seja, estamos falando de uma das motos mais equipadas entre a baixa cilindrada atualmente.

r 15 na pista

Jรก tivemos bons contatos com o modelo, tanto com a versรฃo ‘de rua’ quanto a usada na R 15 Cup

 

Publicidade

Vale a pena comprar? Pontos positivos

Jรก tivemos boas experiรชncias com o modelo. A primeira vez que pilotamos a R15 foi no Autรณdromo de Interlagos, durante seu lanรงamento. Algum tempo depois, tivemos um dia inteiro de pista com a novidade na Fazenda Capuava, na versรฃo de rua e modificada para pista. Com base nisso, destacamos os pontos que mais nos surpreenderam na pequena Yamaha.

1. Nรญvel de construรงรฃo

Impossรญvel nรฃo abrir a lista de prรณs da R 15 com este tรณpico. O modelo tem o melhor nรญvel de construรงรฃo da baixa cilindrada, com direito a chassi delta box – formato desenvolvido para a lendรกria R1. Alรฉm disso, conta com materiais nobres em vรกrios componentes (como a balanรงa em alumรญnio) e motor de arrefecimento a lรญquido. Na seguranรงa, destaque ao ABS nas duas rodas – algo ainda raro nas motos pequenas ร  venda por aqui.

yamaha r15 teste

Motor de arrefecimento a lรญquido, VVA, balanรงa em alumรญnio, chassi delta box. A R 15 estรก um degrau acima quando o assunto รฉ nรญvel de construรงรฃo na baixa cilindrada

 

Publicidade

2. Desempenho

Na pista, a R 15 surpreende em diferentes quesitos. O primeiro รฉ o desempenho, pois seu motor ‘girador’ ultrapassa os 10.000 rpm com facilidade, entregando adrenalina e diversรฃo – dentro dos limites da cilindrada, claro. Alรฉm disso, o comando VVA faz seu trabalho, extraindo o mรกximo da pequena usina de 155 cmยณ tanto em altos giros como nas baixas rotaรงรตes, apresentando boa aceleraรงรฃo e fรดlego para retomadas.

r 15 velocidade mรกxima

A R 15 faz curvas como poucas e acelera muito bem. Com รณtima aceleraรงรฃo para uma 150 cc, velocidade mรกxima fica na casa dos 150 km/h!

 

E tem a ciclรญstica. A R 15 tem o comportamento irretocรกvel que esperamos de uma Yamaha R. Nas curvas da Fazenda Capuva ela surpreendeu pela estabilidade e capacidade de inclinaรงรฃo, proporcionando uma tocada onde o limite estava no piloto. Era fรกcil esquecer que estava em uma moto de apenas 150 cilindradas, uma ficha que caรญa ao encarar longas retas.

 

3. Custo benefรญcio

O lanรงamento da R 15 acelerou o coraรงรฃo dos fรฃs de motos esportivas, especialmente daqueles que nรฃo tรชm orรงamento para as poderosas mรกquinas de quatro cilindros. Mas pelos seus itens de sรฉrie, pode agradar tambรฉm quem busca ‘simplesmente’ uma moto moderna, econรดmica e segura para o dia a dia. Aliรกs, falamos sobre os diferentes pรบblicos do modelo no vรญdeo abaixo.

 

E quem busca ‘apenas’ uma moto urbana, explorando seu potencial esportivo ou nรฃo, a R 15 oferece um interessante pacote. Hรก ABS nas duas rodas, lanterna e farol em LED – e com DLR, painel completo, bocal do tanque tipo aviaรงรฃo e o jรก referido cรขmbio de 6 velocidades com embreagem assistida e deslizante. Tudo isso por aproximadamente R$ 21.690 (fipe), apenas mil reais a mais que a lรญder do segmento, a simples CG 160 Titan. Ou seja, a R 15 tem um atrativo custo benefรญcio.

Veja tambรฉm:

 

Ponto negativo da R 15

Quando tivermos a oportunidade, faremos um longo teste completo com a R 15, explorando todos os seus pontos positivos e negativos, colocando ร  prova seus atributos ao rodar na rua, pista, chuva, com e sem garupa. E, mesmo nestas primeiras impressรตes, jรก podemos destacar um contra: o aumento do preรงo.

preรงo da r 15

Disponรญvel em 3 opรงรตes de cores, a R 15 custa cerca de R$ 21.690 nas lojas. ร‰ competitivo, mas bem acima dos R$ 18.990 de alguns meses atrรกs

Se os R$ 21.690 acabaram de ser destacados como competitivos ao comparar com rivais como a Titan, o que dizer do preรงo de lanรงamento? Na ocasiรฃo, o modelo foi oferecido a agressivos R$ 18.990 aos clientes de prรฉ-venda. Agora, porรฉm, quem quiser levar a novidade para casa terรก de desembolsar 14% a mais do que aqueles que garantiram a sua hรก alguns meses, ainda nas compras online.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relaรงรตes Pรบblicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza