Introdução Antes de entendermos o funcionamento do sistema desmodrômico, é necessário compreendermos a função das válvulas de admissão e escape nos motores. As válvulas são responsáveis por permitirem a entrada de mistura ar-combustível e de sua exaustão, além de que devem realizar a vedação quanto o pistão comprime a mistura. Este sistema geralmente é acionado através de um eixo câmes ou através de balancins e utiliza molas responsáveis pelo retorno e conseqüentemente seu fechamento. Para um melhor rendimento do motor, os sistemas tradicionais de acionamento de válvulas, deveriam utilizar uma mola mais rígida, porém, quanto mais rígida maior será o esforço para acionar a válvula – isto representa perda de energia do motor. Caso esta mola seja um tanto mais “macia”, o esforço de acionamento será baixo, porém seu retorno será ineficiente, o que ocasionará em “flutuação das válvulas”, em outras palavras, escapará indevidamente mistura para fora da câmara de combustão e esta não será aproveitada. Todos estes problemas são resolvidos por um sistema desmodrômico.
Glossário: Balancim: componente mecânico, tipo braço, que oscila sobre um eixo. Eixo câmes (excêntrico): eixo com ressalto que desloca os balancins. Válvula de admissão: componente mecânico responsável pela entrada de nova mistura ar-combustível; uma vez fechada, deve impedir a passagem de fluídos. Válvula de escape: componente mecânico responsável pela exaustão dos gases resultado da combustão. Flutuação de válvula: A válvula não retorna no tempo certo dando oportunidade dos fluidos escaparem e até mesmo de permitir uma batida com o pistão, empenando-a. Bibliografia: http://www.ducati.com/bikes/techcafe.jhtml?artID=2&detail=article&part= technical