Publicidade

Os £nicos brasileiros que irÆo disputar a 27¦ edi‡Æo do maior rali do mundo, o Paris-Dakar, realizam nesta semana o £ltimo treino para a prova nas dunas de Arraial do Cabo, na RegiÆo dos Lagos no Rio de Janeiro.

Jean Azevedo, Klever Kolberg, Lourival Roldan, Andr‚ e Luiz Azevedo aproveitam o terreno e o clima de Arraial para simularem as etapas que acontecerÆo no deserto do Saara.

Esta ser  a 18¦ participa‡Æo da Equipe Petrobras Lubrax no Dakar e os competidores estÆo confiantes em um bom resultado. “Acredito que em 2005 teremos ¢timas classifica‡äes. Para esta edi‡Æo do rali temos melhores equipamentos, uma boa resistˆncia f¡sica e uma grande harmonia na equipe”, afirmou Klever, que estar  pilotando um Mitsubishi Pajero Full 3.8 gasolina. Esta ser  a primeira vez que ele competir  com este carro. “Temos metas audaciosas e, para isto, ‚ preciso investir nos ve¡culos. Claro que nÆo ser  f cil competir com carros oficiais de f brica”, concluiu.

O time brasileiro j  realizou treinos em novembro na Serra da Canastra, em Minas Gerais, para andar em terrenos com muita pedra e terra. “Na Canastra, a nossa id‚ia foi treinar em uma regiÆo que parecesse um pouco com o Marrocos e para finalizar decidimos ficar uma semana treinando em Arraial do Cabo j  que no Rally Paris-Dakar grande parte das etapas sÆo de travessia de enormes dunas”, contou Jean.

Publicidade

Esta ser  a s‚tima participa‡Æo de Jean no Dakar. Em 2003, ele conquistou um excelente resultado: o quinto lugar entre as 162 motos incritas na prova. Para 2005 o seu objetivo tamb‚m ‚ chegar entre os cinco primeiros. “Agora tenho mais confian‡a na KTM 700 pois o Geraldo Lima, mecƒnico brasileiro que me acompanha nos ralis, foi quem desenvolveu o motor”.

Nos caminhäes, a dupla Andr‚ e Luiz Azevedo, primos e companheiros de equipe, tamb‚m estÆo participando dos treinos em Arraial do Cabo. “Este treino tamb‚m est  servindo para haver mais entrosamento entre piloto e navegador, j  que ser  a primeira vez que o Luiz participar  ao meu lado no caminhÆo”, disse Andr‚, que pilotar  um Tatra.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Mercedes-Benz Caminhäes, Mercedes Seguros, Controlsat Monitoramento Via Sat‚lite, Eurofarma, Planac Inform tica, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco Am‚rica Latina, Artfix, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promo‡äes.