Publicidade

Uma scooter de quase 50 anos de fabricação rodou 24 horas sem parar. Sim, este é mais um recorde inusitado que foi parar no Guinness World Records. Confira mais detalhes dessa pitoresca história.

Recorde inusitado de scooter

Uma scooter Vespa 50 Special de 1979 que acaba de estabelecer o novo recorde inusitado. O modelo percorreu a maior distância em 24 horas já realizada por uma scooter de 50 cilindradas. A façanha já foi até certificada pela organização Guinness World Records.

O italiano Valério Boni e a Vespa rodaram uma distância – recorde agora – de 1.233,07 quilômetros. Foram cerca de 305 quilômetros a mais que o recorde anterior, que era estabelecido pelo australiano Mark Brown, em 2005.

Italiano Valerio Boni bateu recorde de scooter

Recorde inusitado foi conquistado por Valério Boni, jornalista de 65 anos especializado em motores, residente da província de Bérgamo

Publicidade

O recorde inusitado fica ainda mais curioso quando lembramos que a scooter Vespa 50cc de 45 anos e Boni já realizaram uma tentativa parecida em 1979. Sim, naquela época a motocicleta era novinha quando percorreu uma impressionante distância de 941 km na pista.

Entretanto, esta primeira aventura não foi oficialmente reconhecida no Guinness. Segundo Boni, não foi um recorde catalogado porque, apesar da presença de um serviço de cronometragem oficial, ele não lembrou da possibilidade de buscar a aprovação do Guinness.

Veja também:

Publicidade

Um teimoso Valério Boni

Segundo o aventureiro italiano, na época da Covid ele descobriu que, na base de dados do Guinness, havia uma categoria “Maior distância percorrida em 24 horas em uma scooter de 50cc”. A partir daquele momento nasceu inconscientemente em Boni a ideia de reivindicar o “titulo”.

Aliás, a Vespa 50 1979 ainda estava na garagem. Entretanto, o modelo foi restaurado em 2015 e já tem até no registro histórico da Federação de Motociclismo de Itália. Faltava então somente o circuito ideal para o recorde inusitado.

Homem acelerando scooter em recorde inusitado

Primeira tentativa do aventureiro italiano foi realizada ainda em 1979

A princípio, na primeira tentativa, em 1979, as 24 horas foram organizadas na pista da Pirelli, em Vizzola Ticino (Itália). Enquanto isso, a nova tentativa de recorde ocorreu no circuito espanhol de Terramar, a cerca de 40 km de Barcelona.

Publicidade

Terramar foi escolhida por seu anel, um dos mais antigos do mundo, construído em 1923. Enfim, com 2.005 metros de comprimento e duas impressionantes curvas elevadas, foi o local perfeito para Boni dar 615 voltas com a scooter Vespa.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]