As vans e furgões estão cada vez mais populares no setor do transporte de pequenas cargas. Para quem vai transportar sua prórpia motocicleta ou então está pensando em começar um negócio dessa natureza, esse tipo de veículo comercial é uma mão na roda.
A moto vai completamente protegida das intempéries e do olhar de curiosos. Ou as motos, já que em um furgão pequeno cabem até três delas, logicamente de tamanho médio ou pequeno.
Depois de avaliar o Mercedes-Benz Sprinter, chega a vez de mostrar a última novidade nesse segmento, o Renault Master, que acaba de ser completamente reestilizado. O Master é produzido no Brasil, na fábrica da Renault em São José dos Pinhais, região industrial próxima a Curitiba, no Paraná. São três configurações de tamanhos e capacidade, o L1H1, curto e baixo, que tem entre-eixos de 3.078 mm, altura de 2.252 mm e volume de carga de 8 metros cúbicos (8 m3); o L2H2, médio e alto, com entre-eixos de 3.578 mm, altura de 2.490 mm e volume de 10,8 m3; e o L3H2, longo e alto, com entre-eixos de 4.078 mm, altura de 2.487 mm e volume
de 12,6 m3. Todos com duas portas traseiras, que opcionalmente podem abrir a 180o ou 270o (mais R$ 500 para a abertura de 180o e mais R$ 1.300 para a abertura de 270o, nesses dois casos também com vidros nessas portas), e uma porta lateral de correr, apenas no lado direito. Na versão standard, as portas traseiras não vêm com vidros, o que dificulta muito a dirigibilidade devido à falta de visão posterior.
Um detalhe pequeno mas importantíssimo no aspecto da visibilidade no Máster são os retrovisores externos duplos, que contam com um espelho menor e côncavo, para que se possa visualizar a chamada área cega dos tradicionais retrovisores.
Muito importante em relação à segurança, já que, com a falta das janelas laterais, uma simples manobra como mudar de faixa poderia causar alguns incidentes.
Todas as versões do furgão têm o excelente motor turbodiesel common rail de quatro cilindros e 2,5 litros de cilindrada, com 115 cv de potência e 26,6 kgf de torque a 1.600 rpm, e câmbio manual de seis velocidades para a frente. Por sinal, além do bom desempenho, esse conjunto mecânico é responsável pela extrema agilidade do utilitário.
Mais um detalhe importante no furgão Renault Master: todas as versões podem ser conduzidas por motoristas que tem carteira de habilitação da categoria B (amador), diferente do caso do Sprinter que exige carteira C (profissional), apenas com a exceção de uma versão específica, a Light, de menor capacidade, que o libera dessa exigência.
E a moto? Transportar uma ou mais motocicletas no Renault Master é uma tranquilidade. Com distância muito pequena do piso ao solo, é muito fácil colocar uma motocicleta para dentro. Com a ajuda da rampa dobrável, que parece ter sido projetada para esse veículo, de tão adequada foi a sua colocação, uma pessoa sozinha consegue colocar e tirar uma motocicleta grande. Quer mais praticidade?
Para quem tem oficina, loja de motocicletas ou serviço de transporte, ou mesmo para quem quer ter um veículo prático para levar suas motos, qualquer versão do furgão Renault Master é de grande utilidade. Face à suavidade do veículo em vias de boa pavimentação, sua motocicleta estará sempre segura e confortável dentro do compartimento de carga de um furgão Renault Master.
Rampa
Porta lateral
Batentes das portas traseiras